Equipe

  • Conheça a equipe do Movimento Mecenas da Vida!

  • Eva Arbat (fundadora)

    Eva Arbat (fundadora)

    “Eva” veio de muito longe, lá da Catalunha (Espanha), onde trabalhou como pesquisadora, professora e técnica ambiental da Universidade de Girona. Ainda muito jovem, se envolveu em programas de voluntariado e de cooperação internacional, participando em projetos de educação, agricultura e conservação ambiental na Espanha, Nicarágua, Argentina, Cuba e Brasil. Chegou à APA Costa de Itacaré/Serra Grande em 2005 para realizar trabalhos voluntários numa ONG local. Deu continuidade à sua atuação local participando e contribuindo em projetos educativos, e em projetos de desenvolvimento humano e sustentável para jovens, educadores e agricultores tradicionais da região. No Mecenas da Vida, Eva iniciou a construção de uma rede de colaboradores e apoiadores na Espanha, sensibilizando os primeiros Mecenas internacionais, a partir da criação de uma associação parceira, Mecenas da Vida La Cellera de Ter (Catalunha). Assim, Eva assumiu o perfil de ponte entre essas duas realidades; além de ter contribuído no trabalho de campo com os agricultores, na divulgação do nosso trabalho no exterior e na captação de fundos para a instituição.

  • Jussara Marques (fundadora)

    Jussara Marques (fundadora)

    “Jussara” tornou-se ex-professora universitária na área de direitos fundamentais, direito processual civil, direito ambiental & legislação brasileira para atender a um íntimo e inquietante desejo de auxiliar o planeta e suas formas de vida. Alguma coisa em seu íntimo lhe dizia que existia algo importante a se fazer em algum lugar... E assim foi que algo lhe trouxe até Itacaré, onde iniciou suas contribuições voluntárias para a APA Itacaré/Serra Grande por meio das atividades de um projeto pedagógico, e de educação social local, em programas de desenvolvimento humano e sustentável para educadores, jovens e agricultores do meio rural. No Mecenas da Vida Jussara executou um fundamental trabalho na linha de desenvolvimento humano dentro dos núcleos de famílias de agricultores tradicionais fazendo, principalmente, o link da instituição com essas comunidades, trazendo/levando para ambos os lados os aspectos humanos e sociais. Também colaborou na interface da instituição e seus projetos com empresários locais, auxiliando nas atividades de sensibilização e adesão.

  • Luiz Fernando (técnico)

    Luiz Fernando (técnico)

    A “inquietude verde” do Técnico em Meio Ambiente “Luiz”, o faz se mover na direção da atuação voluntária desde o ano de 2001, quando iniciou as suas contribuições como monitor de trilhas, em prol da conservação ambiental, no litoral norte de São Paulo. Em 2006, através da oportunidade de um estágio dentro de uma reserva florestal, Luiz tomou contato com a APA Costa de Itacaré/Serra Grande, onde pôde participar de algumas ações nas instituições locais, participar de vários espaços de discussão e contribuir com alguns projetos. No Mecenas da Vida, Luiz tem se dedicado, semanalmente, ao trabalho de apoio e acompanhamento das atividades executadas dentro das propriedades rurais tradicionais; além disso, cumpre, diariamente, a interface da instituição com empresários locais, auxiliando nas atividades de sensibilização e adesão.

  • Marlize Antunes  (fundadora)

    Marlize Antunes (fundadora)

    “Marlize” veio se aproximando da APA Costa de Itacaré/Serra Grande aos poucos, visitando e sentindo a região desde o ano de 2002 e, atraída pela proposta de experimentar uma vida mais simples, se fixou de maneira definitiva em 2006. Antes disso, passou por cerca de 20 países após 30 anos de viagens, tendo morado na Inglaterra, França, EUA, Espanha e Iraque como estudante, ou trabalhando como secretária-bilingue em empresas privadas nacionais e multinacionais. Sua mudança para essa região lhe propiciou realizar um antigo desejo, o de trabalhar para melhorar a vida das pessoas. No Mecenas da Vida, Marlize tem se dedicado ao ensino da língua inglesa para crianças, jovens e adultos locais, lhes oferecendo a oportunidade de se capacitarem gratuitamente e, com isso, ampliar seus horizontes profissionais, e suas chances de ocupar postos de trabalho mais qualificados nos empreendimentos turísticos da região.

  • Salvador Ribeiro (fundador)

    Salvador Ribeiro (fundador)

    “Salvador”, Engenheiro Florestal, guarda uma particular história de contribuições voluntárias, desde 1999, para a promoção da conservação ambiental e do desenvolvimento humano da APA Costa de Itacaré/Serra Grande. Nos anos de 1997 e 1998, durante uma consultoria que realizou no estado do Mato Grosso, conheceu de perto os problemas socioambientais do país: destruição das florestas e dos cerrados, degradação dos recursos naturais, exclusão e pobreza das populações tradicionais. Tocado por esta realidade, decidiu ingressar no terceiro setor, acreditando ser uma via eficiente para transformá-la. E assim, ao final de 1998, Salvador chegou à Itacaré para atuar voluntariamente numa ONG local. Ao longo desses anos, coordenou e participou de alguns projetos, buscando desenvolver modelos que integrassem a conservação ambiental, com o desenvolvimento socioeconômico e humano dos agricultores tradicionais.

    No Mecenas da Vida, Salvador destina todo o seu conhecimento para as atividades de campo, voltadas à capacitação dos agricultores tradicionais. Contudo, tão preciosa quanto a sua colaboração no campo é a sua atuação no âmbito do desenvolvimento e planejamento de novos projetos, traduzindo um experiente catalisador de colaboradores e recursos técnicos.

  • Tiago Silveira (fundador)

    Tiago Silveira (fundador)

    “Tiago” veio atraído até a APA Costa de Itacaré/Serra Grande pelas possibilidades profissionais na área hoteleira (sua primeira formação técnica), as quais não lhe seduziram tanto quanto o desejo de atuar pela promoção da conservação ambiental local, e pela melhoria da qualidade de vida das comunidades tradicionais. Movido por esse propósito, iniciou suas contribuições com a capacitação profissional de jovens do meio rural e, paralelamente, foi empreendendo uma nova formação superior na área de gestão ambiental, através da qual passou a se dedicar à execução de projetos de reflorestamento e de recuperação de áreas degradadas.

    No Mecenas da Vida, Tiago executa fundamental trabalho de apoio nas ações de campo, executando e avaliando as atividades semanais dentro das propriedades rurais tradicionais, conduzindo as providências necessárias para que as capacitações, as novas técnicas e os mutirões sejam realizados. Também colabora na interface da instituição com empresários locais, auxiliando nas atividades de sensibilização e adesão à rede de colaboradores dos nossos projetos e da instituição.

  • Valéria Cardoso (fundadora)

    Valéria Cardoso (fundadora)

    “Val” teve contato, pela primeira vez, com a realidade socioambiental da APA Costa de Itacaré/Serra Grande ainda enquanto turista quando, cumprindo um roteiro nada convencional, colaborava com trabalhos sociais e culturais da comunidade. Uma experiência divisora de águas na sua história e que a moveu para mudanças… Mudança de cidade, de atividade profissional e de vida interior.

    Desde 2003, já como moradora da região, vem atuando em diversas demandas sociais e ambientais locais. No Mecenas da Vida, Val tem aplicado toda a sua experiência como Administradora de Empresas cumprindo, principalmente, a interface da instituição e seus projetos com empresários locais, em busca de recursos técnicos, materiais e financeiros para a execução das atividades. Também tem dedicado indispensável colaboração para as demandas administrativas e financeiras, elaboração de projetos e para a nossa “comunicação”.

  • Mariele Souza (técnica)

    Mariele Souza (técnica)

    “Mari”, natural de Ilhéus (BA) e criada em Itacaré, ainda enquanto estudante técnica em meio ambiente já fazia contato com o Movimento Mecenas da Vida, como fonte auxiliar para os seus estudos e pesquisas. De tanto perguntar e se interessar, em meados de 2013, acabou ingressando nas atividades da instituição como estagiária, em Itacaré, no âmbito do programa Turismo CO2 Legal. Atualmente, compõe a equipe técnica atuando na zona urbana de Itacaré como promotora do programa e, na zona rural de Taboquinhas, como articuladora das atividades de capacitação dos agricultores.

  • Daniela Teodoro (técnica)

    Daniela Teodoro (técnica)

    “Dani”, natural de Buerarema (BA) e, desde criança, moradora de Serra Grande (Uruçuca-BA), foi se aproximando do Movimento Mecenas da Vida como estagiária, atuando à frente do Centro de Informações do Parque do Conduru, no projeto “Amigos do PESC”, onde desempenhou, em várias fases do projeto e ao longo de 3 anos, diversas atividades de interface com a comunidade local (especialmente estudantes e jovens) e visitantes/turistas, sempre acerca da proteção e conservação da biodiversidade do Parque e das florestas da Área de Proteção Ambiental da Costa de Itacaré/Serra Grande. Atualmente, ela compõe a equipe técnica da instituição auxiliando nas atividades de promoção do programa Turismo CO2 Legal em Serra Grande.

  • Edigley Goes (técnico)

    Edigley Goes (técnico)

    Filho de agricultores tradicionais, “Gleyzinho” cresceu ajudando os pais na propriedade rural que a família possui em Taboquinhas (Itacaré-BA) onde, desde menino e de forma coadjuvante, participava das atividades de capacitação do Mecenas da Vida no âmbito do programa Turismo CO2 Legal. De tanto observar e se envolver, atualmente, compõe a equipe técnica da instituição enquanto importante multiplicador dos aprendizados junto aos jovens e demais agricultores da região de Taboquinhas. Jóia rara e bonita de se ver!

  • Marcelo Santiago (voluntário)

    Marcelo Santiago (voluntário)

    Cinema

    • Bacharel em Cinema pela “Universidade Estácio de Sá” do Rio de Janeiro. Diretor de fotografia e Operador de câmera em seriados virtuais do portal “Oi Futuro” e do portal “Oi TV Móvel” - primeiro canal de conteúdo audiovisual produzido, especialmente, para o telefone móvel. Participação efetiva em mais de 15 curtas-metragens, atuando também no departamento de fotografia como técnico e desenhista de som e editor.
    • Co-Realizador e Produtor de vídeos documentais e institucionais de linguagem sensível, dinâmica e educativa, para fortalecimento de ações de preservação ambiental e de desenvolvimento humano, com registro de figuras, tradições e culturas ainda vivas e preservadas na APA Itacaré/Serra Grande.

  • Clara Almeida  (voluntária)

    Clara Almeida (voluntária)

    Cinema

    • Bacharel em Cinema pela “Universidade Estácio de Sá” do Rio de Janeiro. Experiência e interesse na área de fotografia, com participação efetiva em mais de 20 curtas-metragens. Atuação e elaboração voluntária de projetos voltados a temas socioambientais no Brasil e em Cuba.
    • Co-Realizadora e Produtora de vídeos documentais e institucionais de linguagem sensível, dinâmica e educativa, para o fortalecimento de ações de preservação ambiental e de desenvolvimento humano, com registro de figuras, tradições e culturas ainda vivas e preservadas na APA Itacaré/Serra Grande.

  • 1



Trabalhamos para democratizar a conservação ambiental e integrá-la ao desenvolvimento humano.

Reconhecidos pela UNESCO!

Nossas Parcerias

Rede nas parcerias institucionais, com os colaboradores e com os participantes Turismo CO2 Legal!

Conheça-os!

Rede Colaborativa

  • Saiba como cooperar, solidarizar, agir sinergeticamente, participar, otimizar, sustentar-habilidades...

    LEIA +

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  55 + (73) 9996-1575
  Rua Marquês de Paranaguá, 200 - Caixa Postal 209 - Centro, Ilhéus (BA) - Brasil - CEP.: 45653-970