Nossos passos

Prêmios, Indicações, Editais


Novembro/2014 – FUNBIO: Aprovação do projeto de extensão “Amigos do PESC – Estradas-Parques”.

A proposta de extensão do projeto “Amigos do PESC: um exercício de gestão participativa no Parque Estadual da Serra do Conduru”, no âmbito do acordo FUNBIO/TFCA, é promover uma ampla sensibilização, mobilização e articulação dos Conselhos Gestores das Unidades de Conservação, dos atores sociais e das instituições presentes no Mini Corredor Ecológico Esperança–Conduru, com o intuito de construir, coletivamente, um marco conceitual e legal para a implantação das Estradas-Parque na região, por meio de reuniões setoriais, encontros e oficinas.

O projeto é financiado pelo acordo bilateral entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos, firmado em 2010, através do Tropical Forest Conservation Act (TFCA), uma lei aprovada no senado dos EUA, em 1998, para substituir dívidas externas de países de todo mundo, por investimentos em conservação de florestas tropicais. O FUNBIO é a instituição que administra os recursos financeiros da conta TFCA, sendo o responsável pelo seu repasse e monitoramento da execução dos projetos.


Fevereiro/2014 - Edital TAM Sustentabilidade: “Turismo CO2 Neutro”.

TAM-site

Nosso filme Turismo CO2 Neutro: o registro de uma transformação, realizado pelos cineastas Clara Almeida e Marcelo Santiago, foi selecionado para o Circuito Tela Verde e passou a rodar escolas e faculdades da rede púbica do Brasil. O filme, que possui caráter documental e institucional, através de uma linguagem sensível, aborda e acompanha o desenvolvimento do nosso programa “Turismo CO2 Neutro” – uma tecnologia socioambiental que vem envolvendo agricultores tradicionais, empresários e turistas na Área de Proteção Ambiental da Costa de Itacaré-Serra Grande.

O Circuito Tela Verde é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, coordenada pela Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, executada
pelo Departamento de Educação Ambiental, em parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), que tem como objetivo estimular a produção audiovisual independente sobre a temática socioambiental.


Fevereiro/2013 Edital TAM Sustentabilidade: “Turismo CO2Neutro”.

O Movimento Mecenas da Vida foi contemplado no 3° edital publico de apoio a projetos socioambientais que promove o desenvolvimento do turismo sustentável e a conservação do meio ambiente, lançado pela TAM Linhas Aéreas em 2012. A aprovação do projeto Turismo CO2 Neutro visa:

  1. Fortalecer o programa  na Área de Proteção Ambiental Itacaré/Serra Grande, através da ampliação do número de turistas neutralizados, e da rede de empresas certificadas, aumentando o número de famílias de agricultores tradicionais atendidas pelo programa.
  2. Replicar o Turismo CO2 Neutro em 5 outros destinos turísticos: Ilhéus, Morro de São Paulo/Boipeba, Barra Grande/Camamú, Península de Maraú, Canavieiras.

No âmbito das ações desse edital, o Turismo CO2 Legal surge como nova versão do “Turismo CO2 Neutro”, a partir da elaboração de um novo plano estratégico que trouxe mudanças ao programa.


Abril/2012 Edital do FUNBIO: “Amigos do PESC”.

O Movimento Mecenas da Vida foi contemplado no edital lançado pelo Fundo Brasileiro Para a Biodiversidade – FUNBIO (http://www.funbio.org.br/), através do projeto: Amigos do PESC: um exercício de gestão participativa no Parque Estadual Serra do Conduru.

Amigos do PESC (http://www.parquedoconduru.org/), que é executado pelo Movimento Mecenas da Vida, e que conta com a parceria do Instituto Floresta Viva, e do Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia–IESB, tem como principal objetivo promover a gestão participativa do Parque do Conduru, visando assegurar a proteção do seu patrimônio natural, e transformá-la num vetor para a educação ambiental, e para o fortalecimento do turismo de natureza na região.


Maio/2011 - Indicação UNESCO: exemplo de boas práticas no mundo!

O Movimento Mecenas da Vida, por meio do programa Turismo CO2 Neutro, foi indicado pela UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) como exemplo de boas práticas no mundo, através do projeto coordenado pelo IRIS (International Research Institute in Sustainability) da Universidade de Gloucestershire, Inglaterra.

Tal projeto consiste num mapeamento, identificação e documentação de novas e boas práticas desenvolvidas no mundo, que se reportam a questões de diversidade cultural e educação para o desenvolvimento sustentável, com o intuito de criar um intercâmbio entre essas novas iniciativas e a promoção da criatividade, e das estratégias, que abrange cada programa ou projeto.

O IRIS é especializado em educação e desenvolvimento sustentável, e a proposta da UNESCO se encontra dentro das diretrizes, e agenda política, da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014). Para a UNESCO, o projeto Boas Práticas da Cultura Diversidade na Educação para o Desenvolvimento Sustentável, convoca as instituições para:

1) compartilharem suas experiências, com o ideal de fazerem parte de uma rede global para o diálogo entre cultura e sustentabilidade;

2) ajudar a construir uma base de conhecimentos para um campo emergente de prática e pesquisa;

3) inspirar uma política futura de programação, e links, criando uma ponte entre as dimensões culturais, sócio-econômicas e ambientais de aprendizagem.


Abril/2011 - Indicação Conselho Gestor do PESC: Secretaria Executiva.

Através de votação da plenária do Conselho Gestor do Parque Estadual da Serra do Conduru, o Movimento Mecenas da Vida assumiu o mandato biênio 2011/2012 da secretaria executiva e, em 2012, também por votação da plenária do Conselho, foi reconduzido para o mandato biênio 2013/2014


Janeiro/2010 - Edital da FAPESB: “Olhares Cotidianos”.

O Movimento Mecenas da Vida foi contemplado no edital lançado pela FAPESB – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – através do projeto: Olhares Cotidianos da Certificação Turismo CO2 Neutro: logos e grafias de uma transformação na APA Itacaré/Serra Grande; com parceria da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), e da UdG (Universitat de Girona – Espanha)

Através da arte da fotografia, o projeto Olhares Cotidianos capturou/produziu, pelo período de 1 ano e meio, conhecimentos sobre/com as comunidades envolvidas no Turismo CO2 Neutro. Todas as imagens foram capturadas pelas famílias de agricultores (incluindo as esposas, filhos, avós) e pelos empresários apoiadores envolvidos nesse programa.

Das luzes e grafias dos resultados obtidos pelo projeto, foram produzidos:

1) Exposições fotográficas (cuja edição de estréia aconteceu no Distrito de Taboquinhas, seguida das cidades de Serra Grande e de Itacaré).

2) A publicação do livro Olhares Cotidianos (re)velam o programa Turismo CO2 Neutro, o qual foi disponibilizado aos parceiros, colaboradores, realizadores, bibliotecas regionais e instituições especializadas em conservação e educação socioambiental, como conclusão de um programa de redimensionamento das relações “humano-natureza”.

3) A realização do vídeo Turismo CO2 Neutro - O Registro de Uma Transformação, com cerca de 20 minutos, que foi exibido nas exposições e está disponível aos pesquisadores, e/ou público em geral.

Assista o vídeo!


Fevereiro/2009 - Prêmio: Fundação Yves Rocher.

Através de uma das integrantes fundadoras da Instituição Eva Arbat, o Movimento Mecenas da Vida recebeu, em Madrid (Espanha), o prêmio “Terra de Mulheres” da Fundação Yves Rocher de Paris-França.

Yves Rocher foi a primeira fabricante de cosméticos vegetais do mundo, tem mais de 40 anos de existência e possui uma Fundação voltada para apoios de ações ambientais, entre elas a “neutralização de carbono”.

O prêmio de primeiro lugar foi entregue à Eva Arbat por Jacques Rocher, que nessa etapa da premiação contemplou as 3 melhores histórias enviadas por mulheres da Espanha. Eva contou a história do trabalho que ela desenvolve junto com a equipe do Movimento Mecenas da Vida, na APA Costa de Itacaré/Serra Grande, e mais a ponte que ela construiu entre o nosso trabalho e o trabalho da equipe do Mecenas da Vida La Cellera de Ter, na Catalunha (Espanha).

premios-11  premios-11

A Fundação Yves Rocher vem contemplando trabalhos dessa natureza desde 2001 e a novidade da premiação desse ano foi que, além dos votos dos membros da comissão avaliadora da Yves Rocher, as ganhadoras também foram escolhidas pelos “internautas” através de votação, e o melhor de tudo é que o trabalho de Eva Arbat e do Mecenas da Vida também foi o mais votado pelos internautas do mundo todo!



Trabalhamos para democratizar a conservação ambiental e integrá-la ao desenvolvimento humano.

Reconhecidos pela UNESCO!

Nossas Parcerias

Rede nas parcerias institucionais, com os colaboradores e com os participantes Turismo CO2 Legal!

Conheça-os!

Rede Colaborativa

  • Saiba como cooperar, solidarizar, agir sinergeticamente, participar, otimizar, sustentar-habilidades...

    LEIA +

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  55 + (73) 9996-1575
  Rua Marquês de Paranaguá, 200 - Caixa Postal 209 - Centro, Ilhéus (BA) - Brasil - CEP.: 45653-970