O novo COMTUR de Uruçuca

Nesta última 5ª feira (18/abril), atendendo ao chamado do edital de convocação lançado pela Prefeitura Municipal de Uruçuca, se reuniram no Box Estrutura de Arte e Gastronomia representantes das instituições da sociedade civil organizada, empresários, representantes do setor público e moradores da comunidade – interessados na formação do novo Conselho Municipal de Turismo, COMTUR.

Sob a condução do Secretário de Planejamento José Nazal Pacheco Soub, a reunião seguiu com o propósito de esclarecer as regras para a escolha dos membros do Conselho e, em seguida, foram identificadas as entidades presentes que desejavam ingressar como membros. Essas entidades foram separadas por segmentos – setor da sociedade civil organizada, setor produtivo e setor público – totalizando, atualmente, 9 cadeiras (3 de cada segmento), podendo chegar a 18 cadeiras, futuramente.

Vale esclarecer que somente “entidades representativas” podem compor esse Conselho. Desta maneira, depois de identificadas as entidades candidatas, através de consenso ou votação, os representantes presentes de cada segmento escolheram as entidades que passaram a compor o COMTUR. Com exceção do Setor Público, cujas entidades ainda serão indicadas pela Prefeita Fernanda, as cadeiras do Conselho ficaram assim definidas:

- Setor produtivo:

1) Escola de Parapente (com 1 representante titular e 1 suplente).
2) AHESG-Associação Hoteleira dos Empresários de Serra Grande (com 1 representante titular e 1 suplente).
3) CDL-Câmara dos Dirigentes Lojistas de Uruçuca (com 1 representante titular e 1 suplente).

- Setor da sociedade civil organizada:

1) Associação de Moradores do Sargi e Pé de Serra (como titular) e Instituto Ynamata (como suplente).
2) Centro de Agroecologia e Educação da Mata Atlântica (como titular) e Movimento Mecenas da Vida (como suplente).
3) Associação de Moradores e Moradoras da Beira Rio Represa (como titular) e Associação de Moradores do Bairro Novo (como suplente).

Vários temas ligados ao turismo foram discutidos, se destacando a necessidade da realização de um planejamento estratégico para o turismo de Uruçuca/Serra Grande, paralelamente ao desenvolvimento de ações emergenciais voltadas para a questão da segurança, por exemplo.

O COMTUR se reunirá, ordinariamente, 1 vez por mês e já tem um endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.



Trabalhamos para democratizar a conservação ambiental e integrá-la ao desenvolvimento humano.

Reconhecidos pela UNESCO!

Nossas Parcerias

Rede nas parcerias institucionais, com os colaboradores e com os participantes Turismo CO2 Legal!

Conheça-os!

Rede Colaborativa

  • Saiba como cooperar, solidarizar, agir sinergeticamente, participar, otimizar, sustentar-habilidades...

    LEIA +

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  55 + (73) 9996-1575
  Rua Marquês de Paranaguá, 200 - Caixa Postal 209 - Centro, Ilhéus (BA) - Brasil - CEP.: 45653-970