Semana do PESC – 3º dia!

Chegamos ao 3º dia!

Nesse dia (31/outubro) tivemos a presença de vários provocadores: Marcelo Barreto do INEMA/Gestor do Parque, Maria Cristina Tita do INEMA/DIRUC, Leonardo Neves do IESB, Robson Santiago do INEMA/DIRUC, Pedro Henrique Cardoso do INEMA/DIRUC, Marina Minari da ONG Circulah, Zanna Maria R. Matos da SEMA/DIEAS, e Maria Cecília Oliveira da Reserva Refúgio dos Anjos.

Thomas e Narjara da Co-Criar também estavam lá facilitando o fluxo do dia! E o Instituto Arapyau apoiando os ônibus que transportaram estudantes e moradores da região para conhecerem o Parque do Conduru.

Relembrando…

No 1º dia da Semana do PESC a tarefa foi construir a linha do tempo do Parque (contar a sua história desde antes dele existir até os dias atuais).

No 2º dia, lapidamos o “sonho” e conhecemos um pouco mais sobre as ferramentas que a gestão de um Parque precisa. Que Parque nós sonhamos? Como é o Parque dos nossos sonhos? Que Parque gostaríamos de ter?

Agora, no 3º dia, chegou a hora de trazer o sonho para a realidade!

Quer saber como foi? Então, vamos continuar contando e “mostrando” pra vocês, o que aconteceu..

Pra começar, uma grande roda para compartilhar mais uma canção ofertada pela “Amiga do PESC Mônica”..

Um momento de inspiração... “Tudo é expressão do amor”..

As boas vindas do grande grupo à Filipe Mosqueira do FUNBIO, que veio para monitorar o projeto “Amigos do PESC” e conhecer de perto o extenso trabalho que, tanto a equipe técnica do projeto, quanto muiiiiiiiiiiitos colaboradores, estão articulando para promover a valorização do Parque Estadual da Serra do Conduru..

Logo depois, a “Cecília” da “Reserva Refúgio dos Anjos” ofertou um “conto reflexão” chamado “A Párabola do Planeta Azul”. História, música e imaginação que há muito tempo ela transmite pra fazer toda a gente pensar... O que estamos fazendo com o nosso Planeta?.

Em seguida, um breve momento para rememorar o “sonho” que o grande grupo sonhou, no dia anterior, para o Parque que queremos. Olha só como ele é... “O nosso Parque como um produtor e socializador de conhecimento! Um espaço sagrado e cuidado por uma gestão participativa. Oferecendo educação ambiental em seu Centro de Visitantes, e acolhendo pesquisadores em seu Centro de Pesquisas! Com suas poligonais bem definidas, com acesso através de uma “estrada parque” e sendo promovido pelo seu “Núcleo de Jovens”! Dentro de uma área permitida, se pode encontrar uma trilha interpretativa e atividades de ecoturismo de verdade! E pelo lado de fora, uma relação positiva com a comunidade do seu entorno, através de um lindo trabalho de conscientização/arte e desenvolvimento socioeconomico! Um belo sonho, um belo Parque!.

Muito bem! E agora? Agora, vamos lançar o desafio do dia: “Qual projeto, ou ação, eu posso fazer acontecer para criar o PESC que sonhamos?”.

Isso mesmo! Chegou o momento de criar um espaço aberto para acolher as idéias e temas de projetos, e seus colaboradores, que poderão realizar o sonho de todos!.

E assim, um a um, os temas de projetos foram sendo propostos pelos seus provocadores..

Educação ambiental; Pesquisa....

...Monitoramento do Parque....

...Melhoria da qualidade de vida dos agricultores..

Aos poucos o espaço aberto foi sendo preenchido de temas!.

Ecologia profunda....

... Arte e cultura!.

Capacitação para os jovens atuarem no PESC....

...Geração de renda para a comunidade do entorno....

...Gestão para resultados!.

Depois dos temas propostos, foi a vez dos participantes da Semana do PESC sentirem e escolherem em quais projetos gostariam de contribuir com idéias e com ação! Olha aí a galera que escolheu contribuir com o tema “Pesquisa”..

Essa foi a mesa do tema “capacitação de jovens”..

Enquanto os temas íam virando propostas de projetos, os participantes voltavam ao mural do espaço aberto para pesquisarem mais temas de interesse..

Aqui se concentrou a galera do tema “educação ambiental”..

Com a contribuição dos participantes, os provocadores dos temas foram montando os primeiros esboços das propostas de projetos!.

Olha aí a galera do tema “arte e cultura” começando a construir o seu projeto..

E aqui o tema é “ecologia profunda”..

Êpa! Tem um Anjinho da Guarda por aqui anunciando que chegou a hora de encerrar essa fase das tarefas do dia!.

Antes de iniciarmos a próxima fase, tivemos o oferecimento de uma bela canção ao som do violão e voz de “Robson”, com o canto e assovio de “Cecília”..

Em seguida, cada provocador trouxe ao grande grupo o produto final de tudo o que foi discutido em seu tema – que agora já não é mais um tema, virou uma proposta de projeto! Esse aí é o “Robson” (INEMA/DIRUC) apresentando o projeto do seu grupo “Acompanhamento da Regularização Fundiária”..

Aí está o “Luiz Fernando” apresentando o projeto “Um Novo Olhar”, que foi pensado pelo grupo como um trabalho de sensibilização através de cinema itinerante na zona rural! Uau! Bacana!.

Essa é a “Diva”, ela é guarda-parque do PESC, e o seu grupo propôs o projeto “Monitoramento da Região do PESC”..

Ops! Acontece que criar propostas de projetos é uma coisa que dá um soninho... Que tal aproveitar o intervalo do almoço pra relaxar?.

Depois do almoço, tivemos o encerramento do 3º dia da Semana do PESC com a apresentação da Zanna Maria R. Matos (SEMA/DIEAS), sobre as novas diretrizes para a política estadual de educação ambiental! Cada instituição presente ganhou um livro, que acompanha um CD. Obrigado Zanna!.

Mas o dia não terminou para quem acompanhou a oficina ofertada pela Rosilene Vieira (IEMA do Espírito Santo), sobre “contação de histórias com foco em educação ambiental”. Valeu Rosilene!.

Pra Daniela o dia também não terminou! Olha ela aí elaborando a colheita das percepções que os visitantes tiveram na visita ao Parque..

Nem pra essa galera o dia terminou! Para eles era hora de sistematizar todas as propostas de projetos criados pelos grupos..

E, já de noitinha, para essa galera aí, era hora de traduzir as idéias dos projetos num grande mural, para ser exibido no dia seguinte (no 4º e último dia da Semana do PESC!).

Pois é! Pra fechar esse longo relato do dia-a-dia que preparamos para vocês, aguardem que logo traremos o 4º dia!



Trabalhamos para democratizar a conservação ambiental e integrá-la ao desenvolvimento humano.

Reconhecidos pela UNESCO!

Nossas Parcerias

Rede nas parcerias institucionais, com os colaboradores e com os participantes Turismo CO2 Legal!

Conheça-os!

Rede Colaborativa

  • Saiba como cooperar, solidarizar, agir sinergeticamente, participar, otimizar, sustentar-habilidades...

    LEIA +

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  55 + (73) 9996-1575
  Rua Marquês de Paranaguá, 200 - Caixa Postal 209 - Centro, Ilhéus (BA) - Brasil - CEP.: 45653-970