Primeiro dia da Semana do PESC!

A 1ª Semana do PESC foi um “evento grande” e um “grande evento”! Impossível seria contá-lo numa única edição, pois não caberiam tantas emoções, tantos detalhes, tantas idéias e tanta gente que por aqui passou.

Resumindo, é possível dizer que, ao longo de 4 dias e através de um fluxo participativo, a 1ª Semana do PESC (evento que foi organizado no âmbito do projeto Amigos do PESC), aconteceu em Serra Grande, no Box Estrutura Gastronômica e Cultural, e reuniu pessoas de vários segmentos (moradores locais, proprietários rurais do entorno do PESC, visitantes, instituições da região, empresários, representantes do Governo do Estado da Bahia e do Conselho Gestor) para compreender o “PESC que somos” (da sua criação à realidade atual), passar pelo exercício do “PESC que sonhamos”, e construir um pacto coletivo para alcançar o “PESC que seremos”.

Resumindo é isso. Mas, a 1ª Semana do PESC foi muito mais que isso! Então, só nos coube contar essa história dia após dia.

Pra começar, no 1º dia tivemos a presença de admiráveis provocadores: Roberto Mourão do Instituto EcoBrasil, Beto Mesquita da Conservação Internacional, Marcelo Barreto do INEMA/Gestor do Parque, e Rosilene Vieira da SEMA do Espírito Santo. Todo o processo foi facilitado pela galera da Co-CriarThomas e Narjara, juntamente com Marina da ONG Circulah. Pra completar, o evento contou com a parceria do Instituto Arapyau para todos os ônibus que transportaram estudantes e moradores da região, além dos participantes do evento, para conhecerem o Parque do Conduru! E lá no Parque, a contribuição da galera do grupo das Jornadas de Aprendizagem Holística conectou o coração de todos ao PESC!

Agora, pra contar mesmo como foi e o que aconteceu na 1ª Semana do PESC, escolhemos “mostrar” pra vocês! Dá só uma espiada…

Na véspera do evento, Thomas e Narjara (Co-Criar) alinhando detalhes com estudantes e jovens da comunidade que apoiaram na colheita dos acontecimentos da semana do PESC.

Abertura oficial do evento com crianças e jovens da “filarmônica de Itacaré” se apresentando na Vila de Serra Grande.

Olha os guardas-parques do PESC registrando presença e participando em todos os dias do evento.

 

As boas vindas do Gestor do Parque Estadual da Serra do Conduru Marcelo Barreto.

Então, pra começar uma vivência de integração com toda a gente.

Quanto mais integrado melhor!

Enquanto os participantes da 1ª Semana do PESC se integravam, olha aí a galerinha da “Filarmônica de Itacaré” embarcando no ônibus para conhecer o Parque! Saíram de Serra Grande rumo ao PESC!

Provocação inicial do dia! Pessoas contando umas para as outras porque vieram até ali construir um pacto pelo PESC!

Gente de todas as idades.

De todos os lugares.

De todos os segmentos.

Depois foi um tal de um contar sobre o outro! Rendeu histórias, viu?

Aí chegou a hora de construir a linha do tempo do PESC. A história do Parque contada desde o principio, lá no tempo em que ele ainda nem existia, até hoje.

A juventude registrando e aprendendo sobre o passado do PESC.

Então chama pra roda da história quem estava aqui desde aquele tempo... Dona Regina, Claudio Lopo, Seu Beca, Beto Mesquita, Roberto Mourão, Marcelo Barreto... e por aí foi.

Os guardas-parques também entram na roda pra contribuir com a linha do tempo.

Todo mundo atento! Mas como era mesmo o mapa inicial do Parque? E o mapa da APA, como era? E agora, como estão?

Enquanto isso, um “glossário” foi sendo construído para que todos entendessem melhor... o que é mesmo “Plano de Manejo”? e IESB? O que é CEPLAC? e SNUC? Uau... quanta coisa esse Parque engloba!

Olha como ficou a linha do tempo do PESC! Uma linha repleta de intenções e ações de muita gente e de muitas instituições! Descobrimos como a história do PESC é rica e mega diversificada!

Hora do almoço, um momento para conversar e dar uma relaxada.

Depois das crianças e jovens da Filarmônica de Itacaré, à tarde, foi a vez dos participantes do evento irem pro PESC. A galera das Jornadas de Aprendizagem Holística proporcionou vivências e reflexões aos visitantes - música, meditação, dança coletiva, caminhada e expressão artística pra todo mundo "sentir", "ouvir" e se "conectar" com o PESC!

Momento de cantar as boas vindas do Parque... A paz na terra amor, o sal da terra! Terra és o mais bonito dos planetas!

Grupo por grupo, todos foram construindo uma mandala de presentes pro PESC! Ele merece!

Depois, os grupos foram acompanhando vivências na trilha do Parque. Mas, antes de entrar na trilha, uma paradinha pra meditar... “Não é você que está observando a floresta; hoje é a floresta que está te observando; sinta-se profundamente observado”.

Na trilha... Silêncio, respeito, percepções... Tudo o que a floresta pode nos dizer... Tudo o que podemos trocar com ela...

Todos os grupos embarcaram nas vivências do grupo das Jornadas de Aprendizagem Holística.

Olha só... ainda tem gente contribuindo na mandala.

Agora é hora de compartilhar as vivências da trilha.

Todo mundo expressou aquilo que a floresta do PESC lhe proporcionou.

Muitas coisas pra expressar!

Olha aí o Beto Mesquita, no final das vivências no PESC, mostrando pra gente mais um pouco desse mapa do Parque que foi mudando com o tempo. Mas, quanto tempo? Quanto? 15 anos! O nosso PESC fez 15 anos!


O primeiro dia foi assim! Cheio de histórias.

E nessa história, em 2012, a rede dos Amigos do PESC chega pra ficar!

Logo, logo contaremos pra vocês como foi o segundo dia! Aguardem!



Trabalhamos para democratizar a conservação ambiental e integrá-la ao desenvolvimento humano.

Reconhecidos pela UNESCO!

Nossas Parcerias

Rede nas parcerias institucionais, com os colaboradores e com os participantes Turismo CO2 Legal!

Conheça-os!

Rede Colaborativa

  • Saiba como cooperar, solidarizar, agir sinergeticamente, participar, otimizar, sustentar-habilidades...

    LEIA +

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  55 + (73) 9996-1575
  Rua Marquês de Paranaguá, 200 - Caixa Postal 209 - Centro, Ilhéus (BA) - Brasil - CEP.: 45653-970