1ª Volta Ecológica de Serra Grande!

Domingo (23/setembro) aconteceu a 1ª Volta Ecológica de Serra Grande!

O evento, realizado pela ASMOBAN-Associação de Moradores do Bairro Novo, se traduziu numa bela homenagem ao agricultor tradicional Reinam, que foi um atleta exemplar para a comunidade – correndo, diariamente, com os pés descalços, participando e vencendo diversas competições regionais e do Brasil.

Onde Reinam pudesse estar presente, lá estava ele competindo e fazendo bonito! E fazia bonito não só nas competições. Na Vila de Serra Grande, voluntariamente, também treinava jovens, preparando-os para o sonho do atletismo. Até que um dia, participando de sua última competição, após ter cruzado a linha de chegada em primeiro lugar, sofreu um ataque cardíaco fulminante. Reinam se foi, mas deixou uma mensagem inspiradora para a comunidade – que soube se reunir e organizar um evento simples e emocionante, com o intuito de replicá-lo todos os anos!

Mateus, fiscal de prova, mostrando feliz o mapa com o percurso de 5Km da “Volta Ecológica” – que teve a largada e a chegada em frente à “Casa Verde”, no Bairro Novo, e passou por vários pontos da Vila de Serra Grande.

Dona Maria, mais uma fiscal de prova, aguardando os corredores em seu posto! Foram, no total, 16 fiscais de prova e 1 ponto de apoio (água): Dona Jô, Mara, Zezé, Sr.Val, Dona Maria, Mateus, Robson, Dó, Walmir, Gura, Soraia, Ademir, Noel, Marlene, Lucas e Luciano.

Enquanto isso, já de manhã cedo, tudo estava prontinho pra receber os atletas e a comunidade no Bairro Novo!

Bancada completa!

Troféus a postos! Sob os olhares curiosos da meninada.

Todos os atletas participantes da “Volta Ecológica” receberam medalhas de honra ao mérito.

Aos vencedores, troféus e buquês da vitória, preparados carinhosamente pela organização do evento.

A comunidade foi chegando, se acomodando, participando, ajudando e apoiando os atletas.

Lá dentro da “Casa verde”, uma deliciosa mesa de frutas estava preparada para servir aos atletas na chegada da corrida.

Também foram reservados cocos para saciar a sede dos atletas na chegada.

Olha aí a Dona Joselita, da ASMOBAN, chegando com as camisas dos atletas. A camisa traz a imagem de “Reinam” e uma citação à sua homenagem.

Os atletas inscritos foram chegando, fazendo fila e retirando suas camisas. Para validar a inscrição, cada atleta doou 1kg de alimento não perecível.

Além das camisas, os atletas também receberam os seus respectivos números de inscrição e senhas para serem entregues aos fiscais de prova, durante o percurso.

Hora de vestir a camisa inspiradora!

Nas costas da camisa, os nomes de todos os parceiros que tornaram possível a realização do evento. Obrigado gente! Uma rede de solidariedade alimentando de exemplo os nossos jovens!

Olha as atletas se aquecendo!

Dona Jô passando as últimas orientações aos atletas.

Todo mundo pronto!

Esse aí é o super atleta “Ailton Jesus Bevenuto” passando as instruções aos corredores! Ele também é vice-presidente da “Associação dos Moradores e Pequenos Produtores do Retiro (BA)”, e foi companheiro de provas de “Reinam”; juntos, eles venceram diversas competições. Ailton veio para a “Volta Ecológica de Serra Grande”, voluntariamente, ajudar na organização do evento e puxar a prova! Foi ele que orientou a organização da ASMOBAN sobre todos os requisitos necessários à realização da corrida. Grande Ailton! Valeu!

Antes da largada, a viúva e ex-esposa de “Reinam”, faz uma prece emocionada para abençoar aos atletas e agradecer ao Senhor pela alegria de dar continuidade à mensagem de “Reinam”. Foi um momento de silêncio e emoção para todos.

Batedor e atletas a postos!

Dada a largada! Tá valendo a contagem do tempo!

Cadê eles?!! Quase não deu tempo de registrar a passagem!!!

Lá se foram os atletas no primeiro trecho da “Volta Ecológica de Serra Grande”.

Olha aí a alegria dos participantes que finalizaram a prova! Todo mundo recebeu sua medalha de honra ao mérito pela participação!

Enquanto os atletas faziam festa, a organização da corrida apurava o tempo das categorias com os fiscais.

Dona Regina passando o prêmio para a categoria jovem masculino: 1º) Luiz Claudio (20m11seg), 2º) Jonas Machado (26min15seg), 3º) Ray Souza (27min10seg).

Emoção! “Lucas”, filho de “Reinam” venceu na categoria adulto masculino: 1º) Lucas Santos (20min18seg), 2º) Thiago Jesus (20min22seg), 3º) Marcelo Souza (22min30seg), 4º) Luiz Orlando (23min12seg).

Na categoria master: 1º) Valdemir Damasceno (22min39seg), 2º) Manoel Lima (23min53seg). Valeu!

Na categoria jovem feminino: 1º) Itana Machado (31min36seg), 2º) Monaliza Setubal (41min45seg). Grannnndes Meninas!

Na categoria adulto feminino: 1º) Ludimila Pereira (28min45seg), 2º) Diva Rosa (34min00seg), 3º) Valdenize Jesus (35min36seg), 4º) Vanilda Santos (46min20seg). Mulheres super participando! Lindo de ver!

Pergunta se a Diva não ficou feliz? Teve até uma sambadinha pra comemorar! Parabens!

Na categoria master feminino, duas grandes mulheres dando show! 1º) Dona Valdomira Anacleto (41min45seg), 2º) Maria Olga (45min30seg). Valeu!!!

Após a entrega dos troféus, Dona Regina faz um emocionante depoimento sobre o amigo “Reinam” e chama o filho “Lucas”, que agradece emocionado pela homenagem ao pai.

Pra finalizar o evento, Dona Joselita da ASMOBAN conduz as 6 cestas básicas, que foram montadas com os alimentos doados pelos atletas e pela comunidade, para as famílias cadastradas. Uma homenagem que, além de bela, foi solidária!

Fica aqui uma das tantas imagens que guardaram bem o espírito desse dia! Família unida e participando! Ludimila (1º lugar categoria adulto feminino) e Luiz Orlando (4º lugar categoria adulto masculino), com os filhos na torcida! Parabens ASMOBAN e moradores do Bairro Novo pelo empenho e realização!

No ano que vem tem mais?

Sim!

Aguardem a “2ª Volta Ecológica Reinam de Serra Grande”!



Trabalhamos para democratizar a conservação ambiental e integrá-la ao desenvolvimento humano.

Reconhecidos pela UNESCO!

Nossas Parcerias

Rede nas parcerias institucionais, com os colaboradores e com os participantes Turismo CO2 Legal!

Conheça-os!

Rede Colaborativa

  • Saiba como cooperar, solidarizar, agir sinergeticamente, participar, otimizar, sustentar-habilidades...

    LEIA +

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  55 + (73) 9996-1575
  Rua Marquês de Paranaguá, 200 - Caixa Postal 209 - Centro, Ilhéus (BA) - Brasil - CEP.: 45653-970