Amigos do PESC – projeto inicia!

pesc-11

No mês de abril/2012, teve início a execução do projeto Amigos do PESC: um exercício de gestão participativa no Parque Estadual Serra do Conduru.

Amigos do PESC, que é executado pelo Movimento Mecenas da Vida, também conta com a parceria do Instituto Floresta Viva, e do Instituto de Estudos Socioambientais do Sul da Bahia–IESB.

O projeto é financiado pelo acordo bilateral entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos, firmado em 2010, através do Tropical Forest Conservation Act (TFCA), uma lei aprovada no senado dos EUA, em 1998, para substituir dívidas externas de países de todo mundo, por investimentos em conservação de florestas tropicais.

O Fundo Brasileiro Para a Biodiversidade – FUNBIO (http://www.funbio.org.br/) é a instituição que administra os recursos financeiros da conta TFCA, sendo o responsável pelo seu repasse e monitoramento da execução dos projetos.

 

O projeto Amigos do PESC tem como principal objetivo promover a gestão participativa do Parque do Conduru, visando assegurar a proteção do seu patrimônio natural, e transformá-la num vetor para a educação ambiental, e para o fortalecimento do turismo de natureza na região.

notícia-Amigos-do-PESC-1

O Parque Estadual da Serra do Conduru-PESC foi criado em 21 de fevereiro de 1997, pelo decreto n.º 6227 do Governo do Estado da Bahia, como medida compensatória à construção da Rodovia BA-001, trecho Ilhéus/Itacaré. O PESC, que é detentor de uma das maiores biodiversidades do planeta, com elevado grau de endemismo, está inserido na Região Sul da Bahia, na chamada Costa do Cacau, e abrange áreas dos municípios de Uruçuca, Itacaré e Ilhéus.

Amigos do PESC pretende, através de uma abordagem participativa, envolver o Conselho Gestor do PESC, as comunidades urbanas e rurais do entorno, os proprietários rurais, as instituições públicas e privadas, e o governo do estado, com o propósito de iniciar um processo de gestão participativa do Parque do Conduru.

Por meio de um conjunto de ações que serão executadas, são almejados os seguintes objetivos:

1) Incentivar a gestão participativa do PESC;
2) Promover a educação ambiental no entorno do PESC;
3) Proporcionar visibilidade ao PESC;
4) Envolver os proprietários rurais do entorno na conservação do PESC;
5) Fomentar o uso público no PESC.

Ao final do projeto, que terá duração de dois anos, as transformações que se vislumbram, são:

1) Conselho Gestor fortalecido, preparado e atuante para conduzir, de forma participativa, as discussões, os temas e os processos que envolvem a gestão do PESC;

2) Moradores, do entorno do parque, informados e sensibilizados sobre o importante papel do PESC na conservação do patrimônio natural, e da biodiversidade da região, e apoiando sua proteção;

3) Parque do Conduru sendo amplamente conhecido por moradores do entorno, e reconhecido por pessoas, e instituições, de outras regiões do Brasil e do mundo;

4) Proprietários rurais do entorno do PESC assumindo posturas e práticas ambientais alinhadas com a proteção do patrimônio natural, e da biodiversidade do Parque;

5) Parque Estadual Serra do Conduru recebendo, regularmente, visitações de diferentes públicos (comunidade do entorno, estudantes e turistas), com diferentes enfoques e interesses (educação ambiental, turismo de natureza, recreação etc.)..

Amigos do PESC está iniciando! Temos aí pela frente 2 anos de ações que vão requerer parcerias e colaboradores. Sejam bem vindos! De tempos em tempos traremos atualizações desse processo. Aguardem.



Trabalhamos para democratizar a conservação ambiental e integrá-la ao desenvolvimento humano.

Reconhecidos pela UNESCO!

Nossas Parcerias

Rede nas parcerias institucionais, com os colaboradores e com os participantes Turismo CO2 Legal!

Conheça-os!

Rede Colaborativa

  • Saiba como cooperar, solidarizar, agir sinergeticamente, participar, otimizar, sustentar-habilidades...

    LEIA +

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  55 + (73) 9996-1575
  Rua Marquês de Paranaguá, 200 - Caixa Postal 209 - Centro, Ilhéus (BA) - Brasil - CEP.: 45653-970