Vai-Vem Bag! Uma ação ambiental em rede

Na semana passada, a equipe do Mecenas da Vida introduziu nas pousadas de Itacaré – participantes do programa Turismo CO2 Neutro – mais uma ação ambiental em rede: Vai-Vem Bag!

A idéia foi contribuição de um dos participantes da rede: a Pousada Barcaça – e pôde virar realidade através do projeto Olhares Cotidianos da Certificação Turismo CO2 Neutro: Logos e Grafias de uma certificação na APA Itacaré/Serra Grande, com parceria  FAPESB, UESC, UNICAMP, UEFS e Udg/Girona/Espanha.

O intuito dessa ação ambiental em rede é recomendar aos turistas que priorizem o uso da Vai-Vem Bag, enquanto estiverem desfrutando de sua estadia dentro da Área de Proteção Ambiental Itacaré/Serra Grande e, com isso, reduzir a circulação, e o consumo, de sacolas plásticas, durante as suas compras e passeios.

 Vai-Vem Bag no balcão da "Pousada Coqueiro Verde"! 

"Pousada Vila do Dengo" sorrindo pra idéia!

"Pousada Burundanga" garantindo os seus exemplares da Vai-Vem Bag.

"Pousada Maria Farinha" conferindo como funciona.

Vai-Vem Bag! Sou de ninguém. Sou de todo mundo. O meu destino é o vai e vem!

Trata-se de uma ação em rede. O turista recebe a Vai-Vem Bag assim que chega na pousada e fica com ela durante toda a sua estadia. Ao ir embora, ele a devolve na recepção para que o próximo turista também possa recebê-la e utilizá-la. E assim, de mão-em-mão, a Vai-Vem Bag vai cumprindo sua missão de colaborar para retirar da natureza as indesejáveis sacolinhas plásticas.

"Pousada Ilha Verde" passando adiante essa idéia!

"Pousada Aldeia do Mar" se informando para melhor informar os seus hóspedes.

Motivos para o turista usar a “Vai-Vem Bag”:

  Sacos plásticos não embalam só as suas compras. Descartados incorretamente, embrulham o lixo que poderia se decompor muito mais rapidamente em contato direto com o ambiente.

O uso da Vai-Vem Bag reduz os gastos energéticos, e a poluição produzida, durante a fabricação das sacolas plásticas.

Também reduz o consumo das sacolas de papel, que envolve o corte de árvores.

Sacos plásticos descartados demoram cerca de 500 anos até serem decompostos pela ação da natureza. Enquanto isso, vão se acumulando em bueiros, contribuindo para as enchentes urbanas, aterros e cursos d’água. Também matam animais por sufocamento.

Sacos plásticos tradicionais são feitos de petróleo, recurso não-renovável, cuja exploração e refino trazem danos ao meio-ambiente.

"Pousada Casa Zazá" sorrindo e contribuindo para a ação em rede.

A idéia precisa crescer! Estamos em busca de parcerias para a confecção de novas sacolas ecológicas. Entre em contato e coloque a sua marca nessa idéia: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. As sacolas são produzidas com tecidos de fácil lavagem, que não amassam, nem desbotam, garantindo longa durabilidade para a ação em rede dentro da APA!

Sacolaré – sacolas de Itacaré!

Ôpa! Tem também outra coisa bacana acontecendo em Itacaré, pelo bem da natureza! Trata-se do projeto Sacolaré – sacolas de Itacaré. Uma iniciativa da Libélula – tribo das Meninas.

Meninas da Tribo pondo mãos à obra! (foto retirada da página da Libélula no Facebook – visite e conheça esse trabalho!).

Elas estão coletando lixo seletivo, todos os dias, a partir das 14:00 horas até às 17:00 horas (com exceção dos domingos), na sede da instituição, em Itacaré: Rua Jão Coutinho 178 (atrás do casarão amarelo).

Veja o que você pode encaminhar ao projeto: sacolas de plástico; saquinhos de salgadinhos, ou de café; e lacres de lata de alumínio. Atenção! O material deve ser entregue limpo e seco. Tudo isso vira sacolas, carteiras, bolsas etc. que são vendidas para arrecadar fundos pras atividades da Libélula.

"Pousada Coqueiro Verde", seja bem vindo à APA!

“Uma idéia pode virar pó ou mágica, dependendo do talento que esbarra nela.” (por William Bernbach)



Trabalhamos para democratizar a conservação ambiental e integrá-la ao desenvolvimento humano.

Reconhecidos pela UNESCO!

Nossas Parcerias

Rede nas parcerias institucionais, com os colaboradores e com os participantes Turismo CO2 Legal!

Conheça-os!

Rede Colaborativa

  • Saiba como cooperar, solidarizar, agir sinergeticamente, participar, otimizar, sustentar-habilidades...

    LEIA +

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  55 + (73) 9996-1575
  Rua Marquês de Paranaguá, 200 - Caixa Postal 209 - Centro, Ilhéus (BA) - Brasil - CEP.: 45653-970