Sensibilizar brincando! Um caminho para a educação ambiental

“Sensibilizar brincando! Um caminho para a educação ambiental” é um projeto desenvolvido na Área de Proteção Ambiental Itacaré/Serra Grande, por 3 estudantes universitárias da Catalunha (Espanha) que, através da parceria firmada entre a Udg-Universidad de Girona (Espanha) e o Movimento Mecenas da Vida, estão construindo jogos didáticos em parceria com os grupos Eco Loucos pela vida e Eco Louquinhos pela vida.

O objetivo é sensibilizar crianças e adolescentes para a prática da conservação ambiental, através da valorização da figura do agricultor tradicional como produtor e agente conservador da natureza, sempre por meio de jogos e brincadeiras: “brincando, eles estão desfrutando e captando informações que, muitas vezes, nem se dão conta de que estão recebendo” - afirmam Núria, Carlota e Berta, as 3 estudantes de ciências ambientais, responsáveis pela elaboração do projeto aqui no Brasil, e exclamam: “É incrível a receptividade das crianças e adolescentes daqui! As atividades estão acima das nossas expectativas!

Antes de iniciarem as atividades do projeto, as estudantes universitárias passaram 2 semanas na região de São Gonçalo (Taboquinhas), morando com as famílias de agricultores tradicionais, dentro de suas casas, assimilando a rotina do povo da roça e a sua cultura, com o intuito de levar elementos locais para os jogos e brincadeiras que nascerão do projeto, e facilitar sua assimilação pelas crianças e jovens locais..

1º contato de Núria, Carlota e Berta com os jovens do grupo Eco Loucos pela Vida e sua orientadora Cristina Leal (azul), no Sarau de Serra Grande..

O bom é que o trabalho vai além da elaboração e confecção de jogos e brincadeiras; o projeto tem por missão formar jovens locais, para que estes multipliquem o conceito dos jogos/brincadeiras que estão sendo construídos juntamente com eles.

Por conta disso, as estudantes iniciaram a execução do projeto com o grupo Eco Loucos pela vida, tendo em vista já se tratar de adolescentes que vêm trabalhando a questão da conservação ambiental, entre outros temas, através de processos de aprendizagem criativa há mais de 1 ano, na região de Serra Grande.

Além disso, o mesmo grupo deu início, no princípio de 2012, à formação do grupo Eco Louquinhos pela vida com o intuito de oferecer aos “baixinhos” as experiências de aprendizagem criativa que eles vêm conhecendo e desfrutando – mais um motivo que reforçou a escolha das estudantes da Catalunha por esse grupo de jovens que, através dos Eco Louquinhos pela vida, poderão exercitar e se apropriar dos seus papéis de multiplicadores. Isso feito, o grupo de adolescentes estará pronto para aplicar os jogos e brincadeiras às crianças de Serra Grande, Itacaré e Taboquinhas, sempre através da formação de parcerias.

Por falar em parcerias, todas as atividades do projeto Sensibillizar Brincando estão, inicialmente, recebendo o apoio de várias instituições e empresas de Serra Grande, as quais vêm oferecendo e abrindo os seus espaços; como é o caso da Casazul (Instituto Arapyau), Manã, Pousada Serra Azul, Escola Dendê da Serra e Fazenda Juerana Milagrosa. Esses apoios são preciosos e fundamentais para esse formato de aprendizagem criativa, na medida em que tais espaços acabam se transformando em “salas de aulas” para as crianças e adolescentes!

Se você possui um espaço na sua propriedade, ou empresa, que possa abrigar um dia de atividades, fale com a gente Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e entre na rede! Mesmo que você esteja em Itacaré, ou Taboquinhas, pois em breve os adolescentes poderão levar o projeto pra aí!.

Em 1 mês de atividades, o projeto já realizou 4 encontros.

Casazul – Apresentação do projeto aos jovens multiplicadores, com uma dinâmica para apresentações pessoais, seguida de visita ao Mirante e à Represa de Serra Grande que serviram de sala de aula!.

Manã – Encontro para as universitárias conhecerem os Eco Louquinhos pela vida e sentir a dinâmica dos baixinhos..

Pousada Serra Azul – Encontro com o grupo multiplicador Eco Loucos pela vida para a preparação do 1º jogo: uma brincadeira para aplicação de um quebra-cabeças de boas práticas, com fotos de jovens e paisagens locais..

Escola Dendê da Serra - Encontro com o grupo multiplicador Eco Loucos pela vida para a preparação do 2º jogo: brincadeira com aplicação de um jogo que traz a importância da figura do agricultor (enquanto produtor e agente conservador) e do empresário (enquanto apoiador social e ambiental), utilizando fotos tiradas no âmbito do projeto “Olhares Cotidianos”..

A fase final do Sensibilizar Brincando será buscar parcerias para a aplicação de todos esses jogos e brincadeiras, gerados no âmbito do projeto, nas escolas públicas de Serra Grande, Itacaré e Taboquinhas, e em quaisquer outros espaços de aprendizagem!

Claro que o projeto nunca acaba, pois a partir desses jogos/brincadeiras, outros mais poderão ser criados e, dessa maneira, continuar contribuindo para a metodologia de ensino das escolas e professores; além de continuar despertando os futuros moradores do nosso Planeta!.

“A cultura – não o espaço – é a maior distância entre dois povos.” (por Jamake Highwater)



Trabalhamos para democratizar a conservação ambiental e integrá-la ao desenvolvimento humano.

Reconhecidos pela UNESCO!

Nossas Parcerias

Rede nas parcerias institucionais, com os colaboradores e com os participantes Turismo CO2 Legal!

Conheça-os!

Rede Colaborativa

  • Saiba como cooperar, solidarizar, agir sinergeticamente, participar, otimizar, sustentar-habilidades...

    LEIA +

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  55 + (73) 9996-1575
  Rua Marquês de Paranaguá, 200 - Caixa Postal 209 - Centro, Ilhéus (BA) - Brasil - CEP.: 45653-970