Na 6ª.feira (05/agosto), em Taboquinhas, aconteceu a 1ª. exposição do projeto Olhares Cotidianos. Foi o momento dos agricultores, e empresários participantes do programa Turismo CO2 Neutro, revelarem os resultados multivisuais do projeto “Olhares Cotidianos da Certificação Turismo CO2 Neutro: Logos e Grafias de uma certificação na APA Itacaré/Serra Grande”, com parceria da UESC, UNICAMP, UEFS, Udg/Girona/Espanha e FAPESB.
Através da arte da fotografia, o projeto Olhares Cotidianos capturou/produziu, pelo período de 1 ano e meio, conhecimentos sobre/com as comunidades envolvidas no Turismo CO2 Neutro. Todas as imagens foram capturadas pelas famílias de agricultores (incluindo as esposas, filhos, avós) e pelos empresários apoiadores envolvidos nesse programa.
Nas luzes e grafias dos resultados obtidos pelo projeto, se encontra a construção:
1- da exposição fotográfica (cuja edição de estréia aconteceu em taboquinhas);
2- da publicação do livro “Olhares Cotidianos (re)velam o programa Turismo CO2 Neutro”, o qual estará disponível aos parceiros, colaboradores, realizadores, bibliotecas regionais e instituições especializadas em conservação e educação socioambiental; sendo que a sua versão “on line” será disponibilizada aos pesquisadores, e/ou público em geral, nos Sites das instituições parceiras e do Mecenas da Vida, como conclusão de um programa de redimensionamento das relações “humano-natureza”.
3- do vídeo “Certificação Turismo CO2 Neutro”, com cerca de 20 minutos, que é exibido nas exposições e, à exemplo do livro, também será disponibilizado aos pesquisadores, e/ou público em geral, nos Sites das instituições parceiras e do Mecenas da Vida.
Chegando e montando a exposição!
Exposição na praça! Moradores e turistas vão chegando aos poucos, conhecendo a proposta, fazendo perguntas. Agricultores apresentam para a sua comunidade o seu trabalho e o projeto!.
Enquanto isso, no Cinema de Taboquinhas, as esposas e filhas dos agricultores arrumam a sala de exposição para as exibições do vídeo. À noitinha, iniciaram as sessões! Casa lotada! Equipe Mecenas da Vida, professora Elenise Andrade e pesquisador José de Barros Pinto Filho da Universitat de Girona apresentando o propósito do projeto e o livro. Agricultores e familiares palestrando para a sua comunidade!
No final do dia, pose pra foto!
Em breve traremos imagens da exposição de Serra Grande, e logo anunciaremos a nova data para a exposição de Itacaré.
Obrigado gente!…