Descobrindo e criando juntos!

Dando continuidade às ações de fortalecimento para a criação de produtos que possam gerar 2ª.receita aos agricultores de Taboquinhas, que participam do Turismo CO2 Neutro, eles e seus familiares, e a equipe do Mecenas da Vida, foram até Ubaitaba (BA) para visitar a propriedade rural tradicional do Técnico Agrônomo William.

Filho de agricultores tradicionais, William que desde a adolescência já lidava com a terra, teve a oportunidade de fazer o curso técnico de agronomia na EMARC (Uruçuca/BA), oportunidade que o levou a se dedicar, integralmente, a fazer a “terra dar certo”! Objetivo nada fácil e que exigiu dele muito trabalho, muita dedicação, abertura para novas experiências e, principalmente, muita persistência.

Atualmente, sua propriedade é um modelo de agricultura sustentável, onde cada cultivo complementa e suporta o outro com técnicas simples.

Um bate-papo pra trocar experiências de lá e daqui!

Um pedacinho da horta do William.

O Técnico Agrônomo William teve contato com os agricultores de Taboquinhas na ocasião em que foi convidado, pela equipe do Mecenas da Vida, a fazer capacitações para a implantação de galinheiros, dentro das propriedades de alguns agricultores participantes do Turismo CO2 Neutro . A troca entre o Técnico e os agricultores foi tão rica, que o contato continua se estendendo, até que os agricultores, no mês de junho passado, receberam um convite para visitar a roça do William, em Ubaitaba.

O foco da visita se concentrou nas práticas que o Técnico utiliza em seus galinheiros e nas suas hortas; duas atividades que se complementam: o galinheiro produzindo ovos e frangos para a família e para obtenção de renda, bem como produzindo esterco para a plantação de hortaliças, que também servem a mesa da família e lhes oferece renda, além de suprir parte da alimentação do galinheiro.

O Técnico William (blusa vermelha) mostrando o seu galinheiro e dando dicas de manutenção.

Agricultores e familiares conferindo de perto as técnicas e os resultados.

Visitando a horta de William.

William passando dicas de cultivo..Todo mundo prestando atenção!

A visita foi fantástica! Obrigado Mecenas da Vida William por dedicar, voluntariamente, parte do seu tempo, seu conhecimento e oferecer sua estrutura ao enriquecimento humano, e ao desenvolvimento técnico dos nossos agricultores. Valeu! Obrigado!

Ao lado de ações como essa, agricultores e equipe Mecenas da Vida continuam pesquisando e buscando recursos e maneiras de aprimorar os produtos para obtenção de 2ª. renda – produtos que já começam a ser produzidos pelas famílias!

“Coisas que a gente faz”, esse é o título de apresentação de todos os produtos elaborados pelas famílias dos agricultores do Turismo CO2 Neutro; inclui-se aí urucum, mel de cacau, calda de jenipapo. Em breve, também teremos diversos tipos de chás, cravo, pó de chocolate e, diversificando um pouco mais, adubo e húmus para jardinagem.

Agricultores e equipe Mecenas da Vida pesquisando e experimentando materiais para embalagens dos produtos.

A ordem é utilizar, o máximo possível, material reciclado e reutilizado (vidros, pet, papelão, tetra-pak), e mesclar com material artesanal local.

Nada melhor do que descobrir e criar juntos!

A vocês que fazem parte da rede solidária do Turismo CO2 Neutro, nosso muiiiiiiiiiiiiiito obrigado!
O trabalho continua!… e a alegria também!



Trabalhamos para democratizar a conservação ambiental e integrá-la ao desenvolvimento humano.

Reconhecidos pela UNESCO!

Nossas Parcerias

Rede nas parcerias institucionais, com os colaboradores e com os participantes Turismo CO2 Legal!

Conheça-os!

Rede Colaborativa

  • Saiba como cooperar, solidarizar, agir sinergeticamente, participar, otimizar, sustentar-habilidades...

    LEIA +

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  55 + (73) 9996-1575
  Rua Marquês de Paranaguá, 200 - Caixa Postal 209 - Centro, Ilhéus (BA) - Brasil - CEP.: 45653-970