Taboquinhas na Rede Solidária!

1-300x199Foi no pequeno Distrito de Taboquinhas, especialmente nos vilarejos rurais de São Gonçalo e Prainhas, que tudo começou!

Taboquinhas inspirou, e abrigou, o princípio do princípio daquilo que recebeu o nome de Turismo CO2 Neutro. Antes de ser lançado no núcleo urbano de Itacaré e, posteriormente, de Serra Grande, há cerca de 3 anos e meio atrás, o programa atravessou o período de 1 ano de “maturação do conceito na prática”, através do qual, as primeiras famílias voluntárias de agricultores tradicionais, juntamente com a equipe do Movimento Mecenas da Vida, exploraram a problemática do aquecimento global, a prática da neutralização de CO2, e a integração dessas duas questões na construção de uma rede solidária local que pudesse contemplar a atividade turística – principal fonte de renda da região.

Essa base rural inicial de trabalho serviu para consolidar o modelo primordial da metodologia do programa, a partir do qual todas as atividades foram desenhadas, e continuam se aperfeiçoando. Sem esquecer o quanto essa base colaborou para a constituição das relações humanas dentro do programa, num nível de entrega e confiança, para aquilo que encontramos no futuro que veio se apresentando. Ou seja, o programa Turismo CO2 Neutro se iniciou pelas relações humanas, fato que dotou todos os participantes de serenidade para ir descobrindo como instalar algo novo no Brasil e no mundo – a construção de um Destino Carbon Free – sem perder de vista as particularidades e a diversidade da realidade local.

Centro comercial de Taboquinhas.

Daí porque, atualmente, o programaTurismo CO2 Neutro conta com a participação de mais de 140 empresas e negócios locais, abrangendo desde bancas de jornais até Resorts de luxo; revelando a missão primordial do Mecenas da Vida: “Democratizar a conservação ambiental e integrá-la ao desenvolvimento humano”. Isso é o Turismo CO2 Neutro, uma rede solidária onde todo mundo pode participar, e onde cada um, dentro da sua realidade, sempre contribui para a melhoria da qualidade de vida das famílias de agricultores.

Muito embora o programa tenha se iniciado em Taboquinhas – com a edificação das relações humanas e da sua face fundamental rural – foi em Itacaré e, posteriormente, em Serra Grande, que o Turismo CO2 Neutro foi lançado e teve a sua face urbana revelada e legitimada, através da adesão das primeiras empresas e negócios, tendo em vista se tratar dos principais núcleos urbanos e turísticos da região.

Não obstante, cada vez mais despontando como um peculiar ponto turístico local, há cerca de 6 meses, os comerciantes de Taboquinhas vêm aderindo ao Turismo CO2 Neutro, legitimando de forma basal o programa, e o trabalho que os agricultores do seu entorno desempenham dentro dele. Vale salientar que, além da adesão ao programa, alguns desses comerciantes também já consomem a Cesta Turismo CO2 Neutro, composta por produtos cultivados pelos agricultores!

Democratizar a conservação ambiental! Olha só alguns dos belos exemplos dessa missão!

Sorveteria Manah.Bar do Valdo

Restaurante Forno a Lenha

Uda Moda Intima

Pedro Material de Construção

Amélia Modas

JaJa Modas. 

Restaurante do Sinho.

Casa Reis.

Bomboniere do Artur

Barbearia Yemanjá

Monica Modas. 

Tassio SAT

Nil House



Trabalhamos para democratizar a conservação ambiental e integrá-la ao desenvolvimento humano.

Reconhecidos pela UNESCO!

Nossas Parcerias

Rede nas parcerias institucionais, com os colaboradores e com os participantes Turismo CO2 Legal!

Conheça-os!

Rede Colaborativa

  • Saiba como cooperar, solidarizar, agir sinergeticamente, participar, otimizar, sustentar-habilidades...

    LEIA +

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  55 + (73) 9996-1575
  Rua Marquês de Paranaguá, 200 - Caixa Postal 209 - Centro, Ilhéus (BA) - Brasil - CEP.: 45653-970