Turismo CO2 Neutro na vanguarda!

Selo TCN CO2Para estimular a proteção ao meio ambiente, o novo programa “Brasil Sem Miséria”, lançado pela presidente Dilma Rousseff, criará o Bolsa Verde, que prevê o pagamento de R$300,00 a cada trimestre para famílias pobres que promovam ações de conservação ambiental em florestas nacionais, reservas extrativistas e de desenvolvimento sustentável. O valor será transferido por meio do cartão “Bolsa Família”. Em uma primeira fase, moradores das 310 unidades federais devem ser contemplados. Em uma segunda etapa, o benefício poderá abranger também reservas sob controle dos estados. Calcula-se que, aproximadamente, 60 mil famílias podem se beneficiar.

Essa notícia, lançada em 03/junho, demonstra o quanto o programa Turismo CO2 Neutro vem atuando na vanguarda, aqui na nossa APA Itacaré/Serra Grande. Mas com diferenças positivas!

A primeira delas se estabelece pela maneira como o programa se manifestou, e se mantêm, através da construção de uma “rede solidária”, uma parceria ativa entre empresários e negócios de Itacaré e de Serra Grande, e agricultores tradicionais da nossa Área de Proteção Ambiental, conectados pelo propósito “espontâneo” de colaborar para as problemáticas da mudança climática, da conservação da biodiversidade local, ao mesmo tempo em que criam uma “identidade turística” para a região – destino carbon free.

Também como forte diferença positiva, se apresenta – com o valor de R$300,00 – a Bolsa Conservação que o programa Turismo CO2 Neutro concede, mensalmente, para as famílias de agricultores participantes. Não se tratando de Bolsas cujos recursos sucedem de uma composição de impostos (ação compulsória), e sim de Bolsas que nascem da consciência, e da prática, de uma nova postura diante das atuais problemáticas ambientais e sociais. Ou seja, a Bolsa Conservação nasce todos os meses, dos recursos que empresários locais, de Itacaré e de Serra Grande, investem para o equilíbrio dos impactos causados pelos seus negócios ao meio ambiente, e para o equilíbrio da distribuição de renda entre as comunidades tradicionais locais. Tudo isso decidido e incorporado ao seu negócio, de maneira consciente e pelo bem do planeta. Uma rede de luz! 

Claro que a futura Bolsa Verde, criada pelo governo federal, pode representar um significativo avanço no tratamento do combate à miséria e à fome da realidade rural brasileira, bem como do combate à devastação de nossas florestas. Contudo, sem que haja, paralelamente, a preocupação da aplicação transversal de educação ambiental intensa, além do compromisso com o monitoramento do destino das futuras Bolsas, o tratamento do combate a questões tão importantes correrá o risco de flutuar, meramente, sobre o tema financeiro, não modificando, como se é desejado, a “prática conservacionista”. Oxalá que a equipe governamental responsável esteja bem atenta e compromissada com isso!

Finalizando, e para alegria da nossa rede, passamos a seguir novos links, através dos quais podem ser acessadas as páginas de divulgação do programa Turismo CO2 Neutro, pela UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization), coordenado pelo IRIS (International Research Institute in Sustainability) da Universidade de Gloucestershire, Inglaterra.

 Aqui, vários projetos são citados como exemplos de boas práticas e experiências em torno do mundo. Entre eles, o Turismo CO2 Neutro, único projeto brasileiro selecionado e considerado, tanto quanto os demais, como uma oportunidade para os decisores políticos e profissionais aprenderem mais sobre as relações entre diversidade, educação para o desenvolvimento sustentável, cultural e do diálogo intercultural.

Examples of good practice:

http://insight.glos.ac.uk/sustainability/unescoculture/Pages/ExamplesofGoodPracticeAll.aspx

Photo gallery:

http://insight.glos.ac.uk/sustainability/unescoculture/Pages/PhotoGallery-ProgramaCertificação“TurismoCO2Neutro”(TourismCarbonFreeCertificationProgram).aspx

Linking culture, education and sustainability:

http://insight.glos.ac.uk/SUSTAINABILITY/UNESCOCULTURE/Pages/default.aspx



Trabalhamos para democratizar a conservação ambiental e integrá-la ao desenvolvimento humano.

Reconhecidos pela UNESCO!

Nossas Parcerias

Rede nas parcerias institucionais, com os colaboradores e com os participantes Turismo CO2 Legal!

Conheça-os!

Rede Colaborativa

  • Saiba como cooperar, solidarizar, agir sinergeticamente, participar, otimizar, sustentar-habilidades...

    LEIA +

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  55 + (73) 9996-1575
  Rua Marquês de Paranaguá, 200 - Caixa Postal 209 - Centro, Ilhéus (BA) - Brasil - CEP.: 45653-970