Certificação participativa & Turismo CO2 Legal!

Atividade 1wO processo de certificação orgânica participativa do qual os agricultores de Taboquinhas, que fazem parte do Turismo CO2 Legal, estão inseridos pertence a um esforço coletivo de várias instituições da região, através da “Associação Povos da Mata Atlântica do Sul da Bahia de Certificação Participativa”.

Essa certificação terá a chancela do Ministério da Agricultura através do selo Orgânico Brasil, e abrangerá vários municípios da região, dentre os quais Itapitanga, Camamu, Maraú, Itacaré, Uruçuca, Ilhéus, Itabuna e Arataca. O processo está sendo conduzido por 4 técnicos ligados à Rede Ecovida de Agroecologia, que congrega uma rede de mais de 3 mil produtores orgânicos nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e que é uma referência nacional no processo de certificação participativa na agricultura familiar. 

Com o apoio do Instituto Arapyau & FUNBIO PROBIO II é que, acerca desse contexto, as atividades de campo do Movimento Mecenas da Vida prosseguem e vem sendo realizadas, discutindo, construindo e planejando em comum acordo com os agricultores do Turismo CO2 Legal. Esses momentos de trocas ocorrem dois dias por mês, envolvendo os jovens, agricultores e agricultoras, nas suas propriedades rurais. Atividade 2wCada encontro acontece em uma propriedade diferente, para que haja intercâmbio de experiências entre os participantes e para que todos sejam assistidos tecnicamente. Tais eventos colaboram para trazer clareza e entendimento acerca do processo de certificação participativa que vem sendo inserido localmente.

A certificação participativa é um processo de geração de credibilidade em rede, realizado de forma descentralizada, respeitando as características locais, que visa aprimorar a agroecologia e assegurar a qualidade de seus produtos através da participação, aproximação e compromisso entre os agricultores, os técnicos e os consumidores.

Nossa expectativa é ver, no futuro, além da melhoria da qualidade de vida e o resgate da autoestima dos agricultores consolidados, também vê-los, cada vez mais, organizados, autônomos e fortalecidos no papel de protagonistas da conservação ambiental e de produtores de alimentos orgânicos, para atender a demanda existente na região. Aho!!!

atividade 3w

Comentários   

0 #1 Tiago 22-09-2015 23:08
Que os anjos digam Amém!!!
VIVAAAAAAAAAAAAAA :lol: :lol: :lol:
Citar



Trabalhamos para democratizar a conservação ambiental e integrá-la ao desenvolvimento humano.

Reconhecidos pela UNESCO!

Nossas Parcerias

Rede nas parcerias institucionais, com os colaboradores e com os participantes Turismo CO2 Legal!

Conheça-os!

Rede Colaborativa

  • Saiba como cooperar, solidarizar, agir sinergeticamente, participar, otimizar, sustentar-habilidades...

    LEIA +

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  55 + (73) 9996-1575
  Rua Marquês de Paranaguá, 200 - Caixa Postal 209 - Centro, Ilhéus (BA) - Brasil - CEP.: 45653-970