2016! Um ano para celebrar e avançar juntos!

146 1

Sem dúvida, 2015 foi um ano desafiador para todos, marcado pela crise política e econômica. Não obstante, onde há crise também há oportunidade de mudança. Em 2015 o programa Turismo CO2 Legal percorreu o caminho da criatividade em rede! Iniciamos o processo de certificação participativa das propriedades rurais dos agricultores envolvidos no programa; inauguramos juntos com outros parceiros a Estação Orgânica, em Itacaré; lançamos o novo portal da instituição na Internet; e criamos o APP Turismo CO2 Legal, a fim de facilitar o envolvimento dos turistas com a compensação de emissões de Gases de Efeito Estufa das suas viagens aéreas.

No final de 2015, conseguimos aprovar a renovação da parceria institucional com o Instituto Arapyaú e PROBIO II para 2016, que possibilitará avançarmos com as ações, ampliando os impactos e benefícios socioambientais na APA da Costa de Itacaré-Serra Grande. Entre as ações a serem desenvolvidas em 2016, destacamos:

1. A implantação do Cadastro Ambiental Rural, o monitoramento ambiental das propriedades rurais e a capacitação dos agricultores envolvidos no programa.

2. A continuidade do processo da certificação orgânica participativa nas propriedades rurais envolvidas no programa e naquelas que comercializam produtos na Estação Orgânica, em Itacaré.

146_3

3. Ampliação do processo de fortalecimento das associações e do associativismo nas comunidades dos agricultores envolvidos no programa, e naquelas que estão envolvidas com a Estação Orgânica.

4. O fortalecimento e a consolidação da Estação Orgânica, em Itacaré, e a replicação da mesma para Serra Grande e Algodões, em Maraú.

5. A realização, em Itacaré, da feira de produtos orgânicos e da comercialização das cestas orgânicas, que terá início no dia 24 de fevereiro e que acontecerá, todas as quartas-feiras, em frente à Estação Orgânica.

6. A Implantação da certificação externa do Turismo CO2 Legal, que dará mais transparência e credibilidade ao programa, visando envolver novos empreendimentos e mais turistas com a compensação das emissões de Gases de Efeito Estufa.

146 4

Com essas novas ações, o Turismo CO2 Legal fortalecerá as práticas de responsabilidade socioambiental na atividade turística, colaborando para transformar o turismo num vetor de conservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico das populações tradicionais da região. Além disso, estimulará a articulação em rede e a mobilização social em prol do clima, da conservação das florestas e do combate à pobreza no meio rural, que são desafios que necessitam ser encarados pela sociedade, o quanto antes!

Destacamos que a certificação externa do Turismo CO2 Legal, por meio da certificação participativa, será um instrumento fundamental para ampliar a transparência e credibilidade do programa, trazendo maior confiança ao conjunto de atores que dele participam (empresas e turistas que compensam suas emissões, agricultores, instituições parceiras e técnicos do Programa). Nesse sentido, fazemos convite aos interessados em participar do conselho que fará o controle social da certificação do Programa.

146 2

No futuro próximo, divulgaremos a data da primeira reunião para discutir o processo de certificação do Turismo CO2 Legal.

Aproveitamos para disponibilizar o link “Transparência Institucional” do Movimento Mecenas da Vida. Conheça melhor nossas ações e prestação de contas.

Transparência Institucional

Queremos também convidá-lo a baixar o APP Turismo CO2 Legal e o divulgar aos amigos e dentro das suas redes.

APP Turismo CO2 Legal!

Aos empresários participantes do programa agradecemos pela parceria valiosa! Muito obrigado! Para aqueles que ainda não participam fazemos o convite para conhecerem e se juntarem à nossa rede! Sejam bem vindos e vamos, todos juntos, avançar para novos horizontes! Aho!

Participantes da Rede!





Trabalhamos para democratizar a conservação ambiental e integrá-la ao desenvolvimento humano.

Reconhecidos pela UNESCO!

Nossas Parcerias

Rede nas parcerias institucionais, com os colaboradores e com os participantes Turismo CO2 Legal!

Conheça-os!

Rede Colaborativa

  • Saiba como cooperar, solidarizar, agir sinergeticamente, participar, otimizar, sustentar-habilidades...

    LEIA +

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  55 + (73) 9996-1575
  Rua Marquês de Paranaguá, 200 - Caixa Postal 209 - Centro, Ilhéus (BA) - Brasil - CEP.: 45653-970