Estradas Parques Esperança-Conduru!

News 3Movimento Pró Estradas Parques no Mini Corredor Ecológico Esperança-Conduru.

Convidamos aos moradores e simpatizantes de Itacaré e Taboquinhas, Ilhéus, Serra Grande e Uruçuca a participarem e apoiarem o Movimento Pró Estradas Parques no Mini Corredor Ecológico Esperança Conduru.

AQUI LINK para o abaixo assinado.

AQUI LINK para o vídeo.

O Movimento Pró Estradas Parques Esperança Conduru está construindo, coletivamente, um “marco conceitual e legal” (em forma de decreto) para a implantação das Estradas Parques na região, bem como um projeto arquitetônico específico, os quais serão encaminhados ao Governo do Estado da Bahia. As reuniões setoriais, encontros e oficinas com os diversos atores, setores e instituições que fazem parte do Mini Corredor Ecológico Esperança Conduru para atingir esse fim já iniciaram.

Atualmente, esse Movimento é constituído por um grupo de pessoas e instituições sociais e privadas da região que vem se reunindo para viabilizar esse grande sonho: “implantar Estradas Parques no Mini Corredor Ecológico Esperança-Conduru”. O Movimento Mecenas da Vida é um dos membros desse grupo, e está disponibilizando o seu Site para colaborar na divulgação dessa ideia.


Na sexta-feira (10/julho), o governador do estado da Bahia Ruy Costa, em cerimônia popular, inaugurou a recém-construída Rodovia BA-654 que liga Itacaré a Taboquinhas, um dos trechos inseridos na proposta das Estradas Parques.

O Movimento Pro Estradas Parques Esperança Conduru estava lá e conversou com o governador sobre a construção coletiva do marco conceitual e legal das Estradas Parques e do projeto arquitetônico específico. *Membros do Movimento Popular Pró Taboquinhas – um dos membros do Movimento Estradas Parques, presentes e atuantes!

O Movimento Pró Estradas Parques também aproveitou para entregar material e vídeo explicativo da proposta ao governador Ruy Costa, o qual confirmou apoio ao projeto e parabenizou pela ideia da proposta, solicitando que lhe encaminhem o projeto quando concluído. Assim o Movimento vai avançando!

Na velocidade da natureza.

É inegável que o Mini Corredor Ecológico Esperança-Conduru possui um fantástico patrimônio natural. Coberto por amplos e exuberantes trechos de Mata Atlântica entrecortados por rios, cachoeiras e pequenas enseadas. O cenário local é paradisíaco! Fora tais atributos, a região possui várias Unidades de Conservação públicas e privadas, à exemplo da Área de Proteção Ambiental Costa de Itacaré/Serra Grande, do Parque Estadual da Serra do Conduru, da Área de Proteção Ambiental Lagoa Encantada e Rio Almada, do Parque Municipal da Boa Esperança e diversas RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural), fato que assegura uma qualidade ambiental excepcional.

Todas essas características se constituem num grande potencial para o desenvolvimento do turismo, que se apresenta como a principal força econômica na região. Porém, estes atributos, isoladamente, não garantem a sustentabilidade da atividade turística, nem tão pouco a qualidade de vida dos moradores locais. Ano após ano, o que se percebe é um declínio no vigor do turismo da região.

A transformação das rodovias – que cortam as Unidades de Conservação locais – em “Estradas Parques” é uma oportunidade ímpar de trazer aos moradores locais, às operadoras de turismo, e aos turistas, um novo olhar sobre este destino turístico. Estradas Parques, numa região tão especial como esta, dotadas de equipamentos (portais, centro de informações, mirantes, quiosques etc.), sinalização adequada, regras para ocupação das faixas marginais e limites de velocidade, se transformariam em grandes atrativos turísticos.

Além disso, as Estradas Parques servem de referência para sinalizar aos moradores, e aos turistas, que eles estão numa região diferenciada, onde existe uma preocupação com a conservação do patrimônio natural, onde a presença humana e a ocupação dos espaços naturais devem obedecer a certos critérios. Certamente, a categoria de Estrada Parque, algo tão raro no Brasil, traria grande visibilidade e oportunidades à região.


1ª Oficina Estradas Parques

Veja os trechos que estão sendo considerados no projeto para se adequarem a essa categoria:

• BA-001 trecho Ilhéus/Itacaré.

• BA-654 trecho Itacaré/Taboquinhas.

• BA-653 trecho Serra Grande/Uruçuca.

Objetivos das Estradas Parques são:

  1. Promover o desenvolvimento turístico na região, principalmente em Taboquinhas;
  2. Garantir a conservação, e a valorização do patrimônio natural e sociocultural, da área de entorno das estradas;
  3. Propiciar maior segurança aos moradores, e animais silvestres e domésticos, nas margens das estradas;
  4. Propiciar maior segurança aos motoristas que trafegam pelas estradas;
  5. Fixar normas de uso nas faixas marginais das estradas e ordenar a ocupação das mesmas.

A implantação das Estradas Parques prevê as seguintes intervenções:

  1. Instalação de um Centro de Informações Turísticas e Ambientais;
  2. Instalação de mirantes para contemplação das paisagens;
  3. Instalação de quiosques para venda de produtos dos agricultores locais;
  4. Implantação de uma ciclovia, ao longo de toda a estrada, trazendo mais segurança aos pedestres e ciclistas;
  5. Padronização dos pontos de ônibus, visando segurança e beleza;
  6. Velocidade controlada que trará mais segurança aos motoristas, aos usuários das estradas e animais.
  7. Instalação de equipamentos para travessia da fauna.

Apoie a ideia das Estradas Parques no Mini Corredor Ecológico Esperança-Conduru!

AQUI LINK para o abaixo assinado.

AQUI LINK para o vídeo.

Você também pode colaborar para a causa solicitando vias impressas do abaixo-assinado para disponibilizá-las em seu estabelecimento, local de trabalho, ou no seu bairro. Entre em contato conosco: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Participe! Assine! Apoie e ajude a divulgar!



Trabalhamos para democratizar a conservação ambiental e integrá-la ao desenvolvimento humano.

Reconhecidos pela UNESCO!

Nossas Parcerias

Rede nas parcerias institucionais, com os colaboradores e com os participantes Turismo CO2 Legal!

Conheça-os!

Rede Colaborativa

  • Saiba como cooperar, solidarizar, agir sinergeticamente, participar, otimizar, sustentar-habilidades...

    LEIA +

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  55 + (73) 9996-1575
  Rua Marquês de Paranaguá, 200 - Caixa Postal 209 - Centro, Ilhéus (BA) - Brasil - CEP.: 45653-970