Calculadora Turismo CO2 Legal!

Para ampliar o envolvimento dos turistas no programa Tur

ismo CO2 Legal e, conseqüentemente, expandir o número de famílias de agricultores beneficiadas, criamos a calculadora Turismo CO2 Legal. Através dessa ferramenta os turistas podem conhecer as emissões de GEE -Gases de Efeito Estufa - geradas pelos meios de transportes (avião, carro, ônibus) das suas viagens, e transformar este impacto em uma ação positiva!

O Turismo CO2 Legal é a nova versão do programa “Turismo CO2 Neutro”, uma iniciativa socioambiental super interessante que, em 2011, foi reconhecida pela UNESCO como exemplo de novas e boas práticas que se reportam às questões da educação para o desenvolvimento sustentável.

Em 2013, concorrendo com 200 projetos, o “Turismo CO2 Neutro” foi uma das 5 iniciativas aprovadas no Edital TAM Sustentabilidade. A partir da parceria com a TAM Linhas Aéreas, o programa entrou num novo estágio, cujo foco é ganhar escala para consolidar o programa na Área de Proteção Ambiental Costa de Itacaré/Serra Grande, e replicar a iniciativa para outros destinos turísticos da Bahia e do Brasil.

O programa, que vem sendo desenvolvido em escala piloto há 5 anos, trabalha com a perspectiva de gerar soluções simples e práticas para combater problemas socioambientais complexos, que ameaçam a sustentabilidade local e global, tais como:

  • a destruição das florestas;
  • a pobreza no meio rural;
  • o aquecimento global;
  • e os impactos socioambientais negativos gerados pela atividade turística.

Compense as emissões da sua viagem e faça a diferença!

Ao compensar as emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) da sua viagem, você transformará seu impacto ambiental em uma ação positiva, ingressando numa rede de colaboradores que atuam para promover a conservação das florestas no litoral sul da Bahia, uma região considerada, pelo Ministério do Meio Ambiente, de prioridade máxima p

ara a conservação, por abrigar uma das maiores biodiversidades do planeta e alto grau de endemismo.

O pagamento que você faz para compensar as emissões da sua viagem é direcionado para os agricultores tradicionais da região, os quais assumem o papel de “guardiões das florestas“. Dessa maneira, além da proteção da floresta, você colaborará para combater o aquecimento global, a perda da biodiversidade, a degradação dos recursos naturais e a pobreza no meio rural. Ao serem envolvidos no programa Turismo CO2 Legal os agricultores passam a receber a Bolsa Conservação, que possui o valor mensal de R$ 300,00. Para receber esse benefício, os agricultores assumem os seguintes compromissos socioambientais:

  •  Conservar os remanescentes florestais das suas propriedades;
  •  Reflorestar suas áreas desmatadas;
  •  Adotar práticas agrícolas conservacionistas;
  •  Não poderão caçar, nem utilizar fogo para limpeza das roças;
  •  Deverão matricular seus filhos na escola, e preservá-los do trabalho pesado da roça;
  •  Participar das capacitações oferecidas, semanalmente, pela equipe de campo do Mecenas da Vida.

Com isso, os agricultores que viviam em condições precárias, em situação de vulnerabilidade social e, através da cultura de subsistência, desmatando as áreas de florestas das suas propriedades, são transformados em protagonistas da conservação ambiental.

É simples. Faça o teste.

calculadora tela

Para calcular as emissões da sua viagem aérea, basta entrar com as iniciais das cidades nos espaços indicados “origem e destino” e o aplicativo fornecerá o nome completo das mesmas. Caso você tenha que fazer conexões para chegar ao destino final, é necessário calcular os trechos separadamente. Para isso, utilize a caixa “adicionar voo”.

A calculadora Turismo CO2 Legal foi elaborada com base nas mais recentes publicações, reconhecidas internacionalmente, para calcular as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) na aviação civil. As distâncias aéreas entre as cidades foram obtidas da ICAO – Organização Internacional da Aviação Civil – que é uma agência da Organização das Nações Unidas, criada em 1944. Os fatores de emissão foram obtidos do DEFRA (2012) – Departamento para o Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais – do Reino Unido, que é uma das instituições com maior credibilidade nesse assunto. Os valores de emissões de GEE das viagens aéreas, são apresentados em “quilogramas de dióxido de carbono equivalente” (CO2e kg), que engloba a soma das emissões de CO2 + CH4 + N2O (dióxido de carbono, metano e óxido nitroso).

 



Trabalhamos para democratizar a conservação ambiental e integrá-la ao desenvolvimento humano.

Reconhecidos pela UNESCO!

Nossas Parcerias

Rede nas parcerias institucionais, com os colaboradores e com os participantes Turismo CO2 Legal!

Conheça-os!

Rede Colaborativa

  • Saiba como cooperar, solidarizar, agir sinergeticamente, participar, otimizar, sustentar-habilidades...

    LEIA +

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  55 + (73) 9996-1575
  Rua Marquês de Paranaguá, 200 - Caixa Postal 209 - Centro, Ilhéus (BA) - Brasil - CEP.: 45653-970