Banco dos Sonhos

Sonhos da gente do campo

Seja um Mecenas da Vida, e descubra formas de nutrir o que quer que esteja pedindo a nossa atenção para que algo aconteça, efetivamente. Tome uma atitude provedora, com poder de transformar a realidade social, financeira e, por consequência, a realidade moral, afetiva e sutil dessas famílias. A sua contribuição é diretamente passada aos beneficiários. Escolha abaixo qual resultado você quer manifestar.

 

Salientamos que você pode escolher ”os sonhos” separadamente uns dos outros. Entre em contato conosco: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ASSISTA aqui O VÍDEO “SONHOS DA GENTE DO CAMPO”

Miguel Bonfim de Souza

Miguel é agricultor tradicional da região de São Gonçalo (Taboquinhas-BA). É uma alegria chegar todas as semanas à sua casa, uma casa muito simples.  Tem sempre uma cadeira pra oferecer a quem gostar de uma boa prosa. Os sonhos do agricultor Miguel são dois!

  • Uma roda d’água para fazer chegar água às torneiras da sua casa e ao seu plantio!
  • Uma roçadeira para auxiliá-lo na lida no campo: Esse sonho foi realizado pela Mecenas da Vida “Bettina Turner”, documentarista e moradora de São Paulo, capital. Receba a nossa gratidão!

José Ferreira da Silva

José, agricultor tradicional da zona rural de Serra Grande, é chamado por todos aqui de “Véio“, o cantor! Porque é cantando, a coisa que ele mais gosta de fazer, que Véio toca a sua vida nada fácil. Mora na sua roça, onde zela o seu plantio de cacau que lhe garante o pouco sustento. Além de ser cantor famoso, Véio sustenta dois outros sonhos:

  • Finalizar a construção da sua barcaça para secar o cacau.
  • Reformar a sua casinha, muito modesta.

Pedro Santos da Silva

Pedro é agricultor tradicional da região das Prainhas (Taboquinhas-BA). Lá por aquelas bandas, ele é conhecido pelo apelido de “Fiado”. Mas o apelido, nesse caso, não faz jus ao nome! Fiado mora numa pequena casa de madeira com sua mulher e seus filhos, onde, depois de subirmos algumas generosas ladeiras pela floresta, sempre matamos a nossa sede em seu tambor, que vive cheio de água fresca! O agricultor Fiado tem dois sonhos!

  • Fios para conduzir energia e 1 padrão para instalação na sua propriedade.
  • Uma “casa”, que ele chama de “casa de verdade”, com banheiro, água potável, um quarto para os filhos.

Edivaldo de Jesus Santos

Edivaldo é agricultor tradicional da região do Brilhante (Itacaré-BA). Edi, como é chamado por todos, mora com sua mulher Jocélia e seus filhos. , como é chamada por todos, juntamente com o seu filho mais novo e um carrinho de mão, vai para a cidade de Itacaré, uma vez por semana, para vender as hortaliças que eles produzem em sua pequena horta; o ganha pão da família. O sonho do agricultor Edi é:

  • Uma bomba d’água para regar a horta, periodicamente, e fazer chegar água até a sua cozinha: Esse sonho foi realizado pelo Mecenas da Vida “Rafael Amaral”, analista ambiental e morador de Rondônia. Receba a nossa gratidão!

João Carlos Cardoso dos Santos

Carlos é agricultor tradicional da região das Prainhas (Taboquinhas-BA), e é dono de um sorriso muito tímido. É necessário subir e descer um bocado de ladeiras, sempre cercadas pela Mata Atlântica, para se chegar ao vale onde fica a sua simples, e agradavel, casa de madeira. Ali, ele mora com sua mulher Adilma e suas filhas. Energia elétrica pelos arredores da sua moradia há, mas tanto a energia elétrica, quanto a água limpa, precisam de uma “forcinha”, assim como as nossas pernas, para chegar lá. Por isso, os sonhos do agricultor Carlos e Adilma são dois!

  • Fios para conduzir energia e 1 padrão para instalação na sua propriedade.
  • Uma roda d’água para fazer chegar água até a sua casa (roda d’água substituída por um carneiro d’água e mais material para instalação do sistema de abastecimento): Esse sonho foi realizado pelo Mecenas da Vida “Sergio Campelo” (engenheiro mecânico, morando na Austrália). Receba a nossa gratidão!

Antonio Moreira Cruz

Antonio é agricultor tradicional da região da Marambaia (Itacaré-BA). Junto com sua mulher Noemide trabalham a terra herdada pelo pai e dela tiraram, e ainda tiram, a maioria dos recursos para sustentar seus 3 filhos; dos quais, o mais velho já começa a ajudar na renda familiar. O sonho do agricultor Antonio é: 

  • Uma bomba d’água pra fazer chegar água até o seu plantio.
  • Terminar de construir a casinha da família na roça. 

Gilberto Alves de Lima

Gilberto é agricultor tradicional da região da Marambaia (Itacaré-BA). Gilberto não! Por aqui ele só é conhecido pelo apelido respeitoso de Seu Beca. Existem poucas coisas tão prazerosas, do que percorrer a trilha da “Janela da Gindiba”, ao som das suas mini-palestras, poesias e piadas. A trilha, que é muito procurada pelos visitantes, fica dentro da sua propriedade, que também abriga a sua casa com a sua mulher Leci, filhos e netos. Seu Beca, agora, é um conservador nato de florestas, para as quais, através da sua poesia espontânea, declara o seu amor. O agricultor Beca é, assumidamente, um sonhador, e diz que tudo o que conseguiu na vida, começou nos sonhos… e ele continua sonhando! Os sonhos do Seu Beca são dois!

  • Um galpão onde ele possa produzir, e armazenar, esterco e composto orgânico.
  • Um criatório de galinhas de corte e postura para consumo da família e venda.

Geruza de Souza Cruz

Geruza, nascida em Itacaré, agricultora tradicional! Cuida da sua terra, na região da Marambaia (Itacaré), de onde, juntamente com a sua mãe, retira o sustento a partir da sua horta. Força e delicadeza, persistência e sonho, assim vai tocando a vida na roça. Geruza tem um sonho:

  • Recuperar a velha roda d’água que já não consegue servi-la no suprimento da sua horta. 

Ivo Goes de Jesus

Ivo é agricultor tradicional da região das Prainhas (Taboquinhas-BA). Ivo é dono de uma presença discreta, assim como discreta foi a sua aproximação até às atividades do projeto, bem devagarinho, observando, ouvindo, refletindo… uma discrição que só é interrompida pelo olhar fixo e focado. Mora numa casa de madeira muito simples, com a sua filhinha. Tanto a sua moradia, quanto a sua propriedade, precisam de muitas e muitas básicas coisas, as quais tornariam a sua lida diária menos difícil. Os sonhos do agricultor Ivo são dois!

  • Titularizar a sua área.
  • Um tanque para armazenamento de água, canos e uma bomba d’água para trazer abastecimento à sua casa e ao seu plantio: Esse sonho foi realizado pelos Mecenas da Vida “Sérgio Campelo” (engenheiro mecânico, morando na Austrália); e “Bettina Turner” (documentarista, moradora de São Paulo). Recebam a nossa gratidão!

Edigley Goes de Jesus

Edigley é agricultor tradicional da região das Prainhas (Taboquinhas-BA), e é o irmão mais velho de uma família de muitos irmãos. A escola teve que aprender a esperar o tempo que a lida na roça deixava sobrar para os estudos de “Gleyzinho” (como é chamado por todos aqui). No final, o tempo foi pouco mesmo, mas não tão pouco que a sua perseverança tivesse desistido. Os sonhos do agricultor Gleyzinho são dois!

  • Fazer uma faculdade.
  • Fazer um tratamento dentário: Esse sonho foi realizado pela equipe da “One Drop Soluções Comunitárias”, uma equipe composta por pessoas dedicadas à permacultura, e à conexão com a terra e à biorregião”. Recebam a nossa gratidão! 

Daniel Rodrigues Silva

A vida desafiava Daniel a cada vez que batalhava para permanecer em sua roça. Todas as dificuldades o afastavam dela. Mas, o guerreiro da paz tanto fez que conseguiu ajeitar sua casinha na sua terra! Hoje, feliz pelo feito, trabalha em seu plantio de cacau. Agora, Daniel persegue dois sonhos:

  • Um galpão onde ele possa armazenar os insumos e suas ferramentas.
  • A implantação de uma pequena represa, de onde possa retirar água pra sua casinha e para o seu plantio.

Ronildo Santos da Silva

“Gazo”, como Ronildo é chamdado por todos, é agricultor tradicional da região das Prainhas (Taboquinhas-BA). Por muitas e muitas vezes, as implacáveis necessidades da vida obrigaram Gazo a abandonar a sua roça. Tanto que ele queria… tanto que ele insistiu… que hoje, por conta da sua participação no projeto, consegue permanecer em sua propriedade, que também abriga a sua muito simples casa de madeira, sua mulher Maria e os seus filhos. Os sonhos do agricultor tradicional Gazo são dois!

  • Instalação de uma represa capaz de levar água até o seu tanque.
  • Um criatório de galinhas de corte e postura para consumo da família e venda.

Raimundo Pedro Moreira

Raimundo é agricultor tradicional de Serra Grande (Uruçuca-BA). Por esses lados ele só atende pelo apelido de Seu Mundinho. Além de um andarilho nato, o Seu Mundinho é um auto-didata. É muito difícil perder uma noite de leitura, à luz de velas, sob a quietude da sua casa de madeira, muito simples, onde mora com a sua mulher Dina, seus filhos e netas. Por isso, os sonhos do agricultor Mundinho são dois!

  • Fios para conduzir energia elétrica e 1 padrão para instalação na sua propriedade.
  • Uma casa que ele chama de “casa mais estruturada” para abrigar sua família: Esse sonho foi realizado por meio do Fundo Biscó (Fundo Rotativo voltado para a promoção da qualidade de vida dos agricultores); e através da doação de vários Mecenas da Vida (pessoas que visitaram nossas atividades, e simpatizantes distantes da nossa causa); são eles: Rafael Amaral (RO), Vicente Rebello da Silva (SP), Ricardo Trevia (Austrália), Gelsio Antunes (RJ), Cirillo Camuzzo, Solange Demori (BA), Sandra Marquesini (BA), Eleonora Alberto (RJ), e todos os colaboradores da Associació Mecenas da Vida La Cellera de Ter (Catalunha/Espanha). Recebam, todos vocês, a nossa gratidão! 

ASSISTA aqui O VÍDEO “SONHOS DA GENTE DO CAMPO”



Trabalhamos para democratizar a conservação ambiental e integrá-la ao desenvolvimento humano.

Reconhecidos pela UNESCO!

Nossas Parcerias

Rede nas parcerias institucionais, com os colaboradores e com os participantes Turismo CO2 Legal!

Conheça-os!

Rede Colaborativa

  • Saiba como cooperar, solidarizar, agir sinergeticamente, participar, otimizar, sustentar-habilidades...

    LEIA +

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  55 + (73) 9996-1575
  Rua Marquês de Paranaguá, 200 - Caixa Postal 209 - Centro, Ilhéus (BA) - Brasil - CEP.: 45653-970