Página Inicial » Noticias » Mais um ano de Inglês Solidário!

21.dez.2009

Mais um ano de Inglês Solidário!

 

No dia 10 de dezembro aconteceu na Vila de Serra Grande um “Christmas’ Picnic” (um piquenique de Natal à moda baiana) para comemorar o encerramento de mais um ano do Inglês Solidário.

 

Para quem ainda não conhece, o Inglês Solidário é um curso de capacitação em língua inglesa (incluindo correção do Português falado e escrito) que vem sendo oferecido pela Professora Marlize através de uma ação solidária do Movimento Mecenas da Vida, ha aproximadamente 4 anos, para jovens e adultos da Vila de Serra Grande, visando ampliar as possibilidades de inserção da comunidade local na cadeia produtiva do turismo – principal atividade econômica na geração de emprego e renda da região. Além disso, os alunos também recebem noções de etiqueta e comportamento social, de solidariedade e gentileza.

 

Alunos preparando o local para o piquenique de Natal.

Alunos preparando o local para o piquenique de Natal.

 

Alunos chegando para a confraternização.

Alunos chegando para a confraternização.

 

Fazendo pose com a Professora Marlize.

Fazendo pose com a Professora Marlize.

 

Na Vila de Serra Grande, o Inglês Solidário possui três turmas (3 níveis diferentes): Básico I que ensina inglês a partir da “estaca zero”;  o Básico II para aqueles que já possuem algum conhecimento da língua; e o Intermediário para aqueles que já participam ha mais tempo do curso e possuem um certo domínio da língua.

 

Todo material utilizado nas aulas (livros, CDs de música e DVDs) foram e são compilados em cursos de inglês já existentes e livros diversos. O objetivo é adaptar e oferecer um material de fácil assimilação pelos alunos locais que tem pouco, ou nenhum, contato com a língua inglesa e quase nenhum acesso aos meios de comunicação que utilizam esse idioma (filmes, TV a cabo, jornais, revistas, livros e internet).

 

Para cobrir as despesas com o material didático e a logística da professora foi criada uma estratégia de “apadrinhamento de alunos”. Dos 30 participantes do curso, 22 alunos possuem padrinhos que doam R$ 30,00 mensais. O restante dos alunos locais contribuem com aquilo que podem e os alunos que não são locais pagam uma taxa de R$ 30,00 mensais.

 

Alunas caprichando no "modelito" para a festa!

Alunas caprichando no "modelito" para a festa!

 

A maravilhosa diversidade que constrói.

A maravilhosa diversidade que constrói.

 

Hora de saborear o chocolate que veio da madrinha suiça!

Hora de saborear o chocolate que veio da madrinha suiça!

 

O simpático piquenique de Natal à moda baiana foi realizado num lindo gramado, sombreado pelas 3 frondosas mangueiras da Cazazul, local onde são ministradas as aulas para a turma do nível básico II. Cada aluno levou um prato típico, preparado por eles mesmos, e de sobremesa todos degustaram os deliciosos chocolates suíços que foram enviados de presente por uma madrinha suíça que apadrinha um aluno da turma.

 

Fica o nosso agradecimento à Professora Marlize que, com muita dedicação, leva esta idéia à frente. Também registramos nossos agradecimentos mais que especiais aos padrinhos e madrinhas do Brasil e do exterior, bem como à Valérie (Instituto Arapyau) e às irmãs Valdice e Jaqueline que gentilmente cederam suas salas para que as aulas se realizassem.

 

Inglês Solidário

 

O Inglês Solidário fará um recesso de férias e voltará em fevereiro de 2010.

Em Breve nos veremos!

*