Através da arte da fotografia, o projeto Olhares Cotidianos capturou/produziu, pelo período de 1 ano e meio, conhecimentos sobre/com as comunidades envolvidas no Turismo CO2 Neutro. Todas as imagens foram capturadas pelas famílias de agricultores (incluindo as esposas, filhos, avós) e pelos empresários apoiadores envolvidos nesse programa.
Das luzes e grafias dos resultados obtidos pelo projeto, foram produzidos:
- Exposições fotográficas (cuja edição de estréia aconteceu no Distrito de Taboquinhas, seguida das cidades de Serra Grande e de Itacaré).
- A publicação do livro Olhares Cotidianos (re)velam o programa Turismo CO2 Neutro, o qual foi disponibilizado aos parceiros, colaboradores, realizadores, bibliotecas regionais e instituições especializadas em conservação e educação socioambiental, como conclusão de um programa de redimensionamento das relações “humano-natureza”.
- A realização do vídeo Turismo CO2 Neutro - O Registro de Uma Transformação, com cerca de 20 minutos, que foi exibido nas exposições e está disponível aos pesquisadores, e/ou público em geral.
O projeto "Olhares Cotidianos da Certificação Turismo CO2 Neutro: logos e grafias de uma transformação na APA Itacaré/Serra Grande" foi contemplado no edital lançado pela FAPESB – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; com parceria da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), e da UdG (Universitat de Girona – Espanha).