Turismo CO2 Legal!

AQUI, EMPRESAS E TURISTAS PARTICIPAM E FAZEM A DIFERENÇA!

O Turismo CO2 Legal é a nova versão do programa “Turismo CO2 Neutro”, uma iniciativa socioambiental super interessante que, em 2011, foi reconhecida pela UNESCO como exemplo de novas e boas práticas que se reportam às questões da educação para o desenvolvimento sustentável. Em 2013, concorrendo com 200 projetos, o “Turismo CO2 Neutro” foi uma das 5 iniciativas aprovadas no Edital TAM Sustentabilidade. A partir da parceria com a TAM Linhas Aéreas, o programa entrou num novo estágio, cujo foco é ganhar escala para ser consolidado o programa na Área de Proteção Ambiental Costa de Itacaré/Serra Grande, e replicar a iniciativa para outros destinos turísticos da Bahia e do Brasil.

A proposta do Turismo CO2 Legal é promover o envolvimento e o comprometimento de todos os atores sociais que, direta ou indiretamente, se relacionam com o turismo na região, a fim de minimizar os impactos ambientais e, ao mesmo tempo, propiciar a melhoria da qualidade de vida das comunidades que vivem no meio rural.

Para isso, as empresas e negócios ligados à cadeia produtiva do turismo (Pousadas, Hotéis, Restaurantes, Bares, Cabanas, Lavanderias, Receptivos, Cybers, além de mercados, farmácias, padarias, todos os tipos de lojas e até residências), bem como os turistas, compensam as emissões de CO2 geradas pelos seus negócios, e pelas suas viagens ao destino.

Todo mundo pode participar! Veja, a seguir, como EMPRESAS e TURISTAS podem compensar as suas emissões. É simples e super acessível.

Selo Turismo CO2 Legal fixado nos estabelecimentos que fazem parte da rede.Como a minha empresa pode receber o “Selo Turismo CO2 Legal”?

É simples:

1º passo: Solicite uma visita (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e a nossa equipe, junto com você, avaliará os níveis de emissão dos Gases de Efeito Estufa do seu negócio. Um processo simples, que leva em consideração as médias de emissão desses gases (baseado num estudo de 4 anos de apuração desse tipo de emissão na região) e o consumo médio anual de energia elétrica para, a partir de uma estratificação, encontrar o nível de emissão do seu negócio.

2º passo: Após a sua adesão ao Programa, você recebe o “Selo Turismo CO2 Legal” para ser fixado no seu estabelecimento.

Como funciona ?

A equipe do Movimento Mecenas da Vida desenvolve, executa e monitora as atividades do Programa no campo junto dos agricultores tradicionais. Os recursos financeiros gerados pelas compensações das emissões são destinados a esses agricultores tradicionais que vivem nas florestas na região. Ao serem envolvidos no programa Turismo CO2 Legal os agricultores passam a receber um pagamento por serviços ambientais que chamamos de Bolsa Conservação, no valor mensal de R$ 300,00. Para receber esse benefício, os agricultores assumem os seguintes compromissos socioambientais:

  • Conservar os remanescentes florestais das suas propriedades;
  • Reflorestar suas áreas desmatadas;
  • Adotar práticas agrícolas conservacionistas;
  • Não poderão caçar, nem utilizar fogo para limpeza das roças;
  • Deverão matricular seus filhos na escola, e preservá-los do trabalho pesado da roça;
  • Participar das capacitações oferecidas, semanalmente, pela equipe de campo do Mecenas da Vida.

Com isso, os agricultores que viviam em condições precárias, em situação de vulnerabilidade social, desmatando suas áreas de florestas para sobreviverem, são transformados em protagonistas da conservação ambiental, assumindo o papel de “guardiões da floresta”.

O turista também participa! E ganha descontos!

*Calculadora Turismo CO2 Legal.

Para ampliar o envolvimento dos turistas no programa e, conseqüentemente, expandir o número de famílias de agricultores beneficiadas, criamos a calculadora  Turismo CO2 Legal. Através dessa ferramenta os turistas podem conhecer as emissões dos Gases de Efeito Estufa geradas pelos meios de transportes das suas viagens (avião, carro, ônibus), e transformar este impacto em uma ação positiva!

Ao compensar as emissões das suas viagens, os turistas recebem, nos meios de hospedagem participantes, o Cartão de Vantagens Turismo CO2 Legal. Com este cartão, os turistas obtêm descontos na rede de lojas e estabelecimentos parceiros do programa. Ao final da estadia no destino, é muito provável que o montante de descontos obtidos seja maior do que o valor pago pela compensação da viagem!

É a compensação das emissões gerando benefícios econômicos aos turistas > que beneficia um número maior de famílias de agricultores tradicionais >> que protegem uma área maior de florestas > que traz maior equilíbrio socioambiental e mais beleza ao destino!

Exercite a prática da responsabilidade socioambiental em sua viagem! Consulte a  Calculadora Turismo CO2 Legal! Compense suas emissões e seja um Turista CO2 Legal!

APLICATIVO DA CALCULADORA disponível no Google Play

Então, “destino carbon free”…

Isso mesmo! Um Destino Carbon Free é aquele onde todos que participam da cadeia produtiva do turismo local, compensam as suas emissões. O “Selo Turismo CO2 Legal”, fixado nas Pousadas, Hotéis, Restaurantes, Bares etc. evidencia aos visitantes a informação de que eles estão num destino diferenciado! Essa é a identidade turística inovadora que estamos trazendo para a APA Costa de Itacaré ∕ Serra Grande: um “Destino Carbon Free“.

Quais benefícios o Turismo CO2 Legal proporciona?

  1. Conserva as nossas florestas, a nossa biodiversidade, os recursos naturais e as nossas paisagens; além de fortalecer o tecido social no meio rural.
  2. Proporciona visibilidade ambiental (na medida em que conserva florestas/biodiversidade) e visibilidade social (na medida em que melhora a qualidade de vida das famílias no campo) para os estabelecimentos participantes junto do seu público, dos seus clientes, seus hóspedes e visitantes.
  3. Mídia espontânea para o destino, gerada pela identidade personalizada, e inédita, de “Destino Carbon Free“.
  4. Atrai novos turistas que buscam destinos diferenciados, com propostas e práticas socioambientais voltadas para o desenvolvimento turístico sustentável.

Solicite uma visita da nossa equipe: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.



Trabalhamos para democratizar a conservação ambiental e integrá-la ao desenvolvimento humano.

Reconhecidos pela UNESCO!

Nossas Parcerias

Rede nas parcerias institucionais, com os colaboradores e com os participantes Turismo CO2 Legal!

Conheça-os!

Rede Colaborativa

  • Saiba como cooperar, solidarizar, agir sinergeticamente, participar, otimizar, sustentar-habilidades...

    LEIA +

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  55 + (73) 9996-1575
  Rua Marquês de Paranaguá, 200 - Caixa Postal 209 - Centro, Ilhéus (BA) - Brasil - CEP.: 45653-970