Nossa História

Tudo começou em 2005!

O Movimento Mecenas da Vida começou a ser idealizado na Área de Proteção Ambiental da Costa de Itacaré/Serra Grande (Bahia), a partir do encontro de cinco amigos que aspiravam estruturar uma rede de colaboradores especiais para atuar em prol da vida no planeta:

  • com simplicidade operante;
  • orientada pela doação pessoal;
  • assegurando interferências positivas e pulverizando ações significativas em diversos lugares, nos diversos setores, através de diversos atores capacitados e comprometidos de maneira genuína e verdadeira;
  • e se expandindo pela ressonância desses conceitos para despertar o impulso intrínseco do ser humano: o desejo de ajudar, de ser solidário e de construir um mundo melhor.

Como? Promovendo a reunião das pessoas que trabalham voluntariamente e com dificuldades “pela vida” (em diversas áreas), com as pessoas que, por circunstâncias limitantes (distância geográfica, compromissos profissionais, inabilidade técnica etc.) não podem fazê-lo… Mas podem “apoiar”!

Assim, os “Trabalhadores do Planeta” (voluntários que atuam com limitações) passam a
receber apoio dos “Mecenas da Vida”: pessoas que contribuem financeiramente para que os “Trabalhadores do Planeta” possam se dedicar de maneira integral às suas causas – potencializando seus talentos e ações, e gerando resultados em cadeia.

A partir de 2007…

Após dois anos cuidando desta rede, sentimos que havia chegado o momento de empreendermos uma caminhada institucional! Assim nasceu, em março de 2007, sob a forma de uma sociedade civil sem fins lucrativos, o Movimento Mecenas da Vida, tendo como missão a democratização da conservação ambiental e a colaboração para o desenvolvimento humano.

No final de 2007, inspirados pela magnífica natureza local, e pela força das pessoas do meio rural, concebemos nosso primeiro, e mais amplo, projeto institucional: o programa “Turismo CO2 Legal” (na época denominado Turismo Carbono Neutro). Assim, em 2008, lançamos em Itacaré, um projeto idealizado para funcionar em Rede! Em várias redes que se conectam umas às outra! Conheça AQUI o projeto. De 2008 pra cá novos projetos foram concebidos e executados! Conheça AQUI Nossos Passos.

Atualmente…

Continuamos, genuinamente, cultivando a rede de encontros dos “Trabalhadores do Planeta” com os “Mecenas da Vida” – e, institucionalmente, prosseguimos atuando por meio de projetos e parcerias. Atentos no plano sutil e operativos no plano formal; esta é a nossa sintonia!


Sentiu ressonância? Então, venha fazer parte dessa rede e conheça *7 maneiras de ser um Mecenas da Vida para potencializar talentos e ações, e gerar resultados em cadeia!

Seja bem vind@!