Viver CO2 Legal

Viver CO2 Legal é parte de uma estratégia do Movimento Mecenas da Vida para impulsionar a Cidadania Climática, democratizando a conservação ambiental, principal foco da instituição.

Acreditamos que os grandes e complexos problemas socioambientais que ameaçam a sustentabilidade, tanto em escala local quanto global, somente poderão ser solucionados através do envolvimento e da participação da cidadão e da cidadã!. Para isso, criamos a calculadora Viver CO2 Legal – uma plataforma para acolher pessoas, e boas intenções, em prol de um planeta mais feliz.

Ao compensar as emissões do seu dia-a-dia, você fará parte de uma rede que atua para promover a conservação das florestas do litoral sul da Bahia, considerado, pelo Ministério do Meio Ambiente, uma das regiões de prioridade máxima para a conservação, por abrigar uma das maiores biodiversidades do planeta!

*Calculadora Viver CO2 Legal!

Para calcular a sua pegada anual de GEE-Gases de Efeito Estufa, acesse a calculadora e preencha a tabela, registrando as suas médias mensais de consumo.

Por exemplo: se nos meses mais frios você consome 300 kwats de energia elétrica e nos meses mais quentes você consome 200 kwats, então registre na tabela o valor mensal de 250 kwats. Isso se aplica, também, para os demais itens como gás de cozinha, combustível etc.

 

Conheça as suas emissões. Junte-se à rede dos guardiões da floresta!

 A calculadora Viver CO2 Legal foi elaborada com base na ferramenta GHG Protocol Brasil, desenvolvida pela FGV e WRI para inventariar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) das corporações brasileiras. Os fatores de emissão utilizados para calcular as emissões de GEE são baseados em publicações reconhecidas internacionalmente, tais como IPCC (2006, 2010) e DEFRA (2012). Os valores de emissões de GEE são apresentados em quilogramas de dióxido de carbono equivalente (CO2e kg), que engloba a soma das emissões de CO2 + CH4 + N2O (dióxido de carbono, metano e óxido nitroso).

 Viver CO2 Legal! Como funciona?

As atividades são desenvolvidas, executadas e monitoradas pelo Movimento Mecenas da Vida junto das famílias de agricultores tradicionais. Os recursos financeiros gerados pela compensação das suas emissões são destinados aos agricultores tradicionais na forma de PSA-Pagamento Por Serviços Ambientais, que possui o valor mensal de R$400,00. Para receber esse benefício, os agricultores assumem os seguintes compromissos socioambientais:

  • Conservar os remanescentes florestais das suas propriedades;
  • Reflorestar suas áreas desmatadas;
  • Adotar práticas agroecológica, de baixo carbono;
  • Não poderão caçar, nem utilizar fogo para limpeza das roças;
  • Deverão matricular seus filhos na escola, e preservá-los do trabalho pesado da roça;
  • Participar das capacitações oferecidas, semanalmente, pela equipe de campo do Mecenas da Vida.

Com isso, os agricultores que viviam em condições precárias, em situação de vulnerabilidade social e, através da cultura de subsistência, desmatavam as áreas de florestas das suas propriedades, são transformados em protagonistas da conservação ambiental, assumindo o papel de “Guardiões do Clima”.

É a compensação das suas emissões gerando benefícios econômicos para as famílias de agricultores tradicionais >> que protegem e mantem em pé, cada vez mais, áreas maiores de florestas >> que traz maior equilíbrio socioambiental e mais beleza ao planeta!

small footer2020Trabalhamos para democratizar a conservação ambiental e integrá-la ao desenvolvimento humano.

Reconhecidos pela UNESCO!

Nossas Parcerias

Rede nas parcerias institucionais, com os colaboradores e com os participantes Turismo CO2 Legal!

Conheça-os!

Rede Colaborativa

  • Saiba como cooperar, solidarizar, agir sinergeticamente, participar, otimizar, sustentar-habilidades...

    LEIA +

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  55 + (73) 9996-1575
  Rua Marquês de Paranaguá, 200 - Caixa Postal 209 - Centro, Ilhéus (BA) - Brasil - CEP.: 45653-970