Tudo começou em 2005!
O Movimento Mecenas da Vida começou a ser idealizado na Área de Proteção Ambiental da Costa de Itacaré/Serra Grande, a partir do encontro de cinco amigos que aspiravam estruturar uma rede de colaboradores especiais para atuar em prol da vida no planeta. Essa rede deveria se basear na simplicidade operante e no princípio da solidariedade, se orientar pela doação pessoal, assegurar uma interferência positiva no planeta, estimular a luz do potencial humano e se expandir pela ressonância desses conceitos.
Um movimento em rede para pulverizar ações significativas em diversos lugares, nos diversos setores, através de diversos atores capacitados e comprometidos de maneira genuína e verdadeira – capaz de despertar o impulso intrínseco do ser humano: o desejo de ajudar, de ser solidário e de construir um mundo melhor.
Como? Promovendo a reunião das pessoas que, através da doação pessoal, trabalham “pela vida” – em suas áreas de interesse – com as pessoas que também desejam empreender esse trabalho de doação pessoal, mas que, por circunstâncias limitantes (distância geográfica, compromissos profissionais, inabilidade técnica etc.), não podem fazê-lo... Mas podem “apoiar”!
Assim, essa rede passou a se movimentar a partir dessa simplicidade operante: os “Trabalhadores do Planeta” (aqueles que, positivamente, interferem no meio em que vivem, mas com dificuldades e sem poderem se dedicar, integralmente, às suas causas) – recebendo apoio dos “Mecenas da Vida”: aqueles que, através de uma doação pessoal, contribuem financeiramente para que esses “Trabalhadores” possam se dedicar de maneira integral às suas causas – potencializando seus talentos e ações, e gerando resultados em cadeia.
Essa é uma reunião que se fundamenta na “doação pessoal” dos envolvidos e oxigena a questão, tão antiga, do “auxílio ao próximo e às diversas formas de vida” – elevando-a a um patamar sutil e ao mesmo tempo eficiente; simples e ao mesmo tempo operante; financeira e ao mesmo tempo desapegada; cooperadora e ao mesmo tempo promotora de talentos e de sustentabilidade; discreta e ao mesmo tempo enriquecedora eficaz de almas.
A partir de 2007...
Depois de quase dois anos nutrindo e cuidando dessa rede, sentimos que havia chegado o momento de atuarmos de forma mais contundente e de iniciarmos nossa caminhada institucional! Assim nasceu, em 05 de março de 2007, sob a forma de uma sociedade civil sem fins lucrativos, o Movimento Mecenas da Vida, tendo como missão despertar novas práticas para a sustentabilidade local que integrem a democratização da conservação ambiental, o desenvolvimento humano e a valorização do destino turístico da Área de Proteção Ambiental da Costa de Itacaré/Serra Grande.
No final de 2007, inspirados pela magnífica natureza local, e pela força das pessoas do meio rural, concebemos nosso primeiro, e mais amplo, projeto institucional: o programa “Turismo CO2 Legal” (na época denominado Turismo Carbono Neutro e lançado no princípio de 2008, em Itacaré). Um projeto idealizado para funcionar em Rede! Em várias redes que se conectam umas às outras! Conheça AQUI o projeto. De 2008 pra cá novos projetos foram concebidos e executados! Conheça AQUI Nossos Passos.
Atualmente...
Continuamos, genuinamente, cultivando a rede de encontros dos “Trabalhadores do Planeta” com os “Mecenas da Vida” – e atuando, institucionalmente, por meio de projetos, participações e parcerias. Atentos no plano sutil e operativos no plano formal; essa é a nossa sintonia!
Sentiu ressonância? Então, venha fazer parte dessa rede e conheça *7 maneiras de ser um Mecenas da Vida para potencializar talentos e ações, e gerar resultados em cadeia!
Seja bem vind@!