Viver CO2 Legal

Viver CO2 Legal é parte de uma estratégia do Movimento Mecenas da Vida para impulsionar a Cidadania Climática, democratizando a conservação ambiental, principal foco da instituição. Acreditamos que os grandes e complexos problemas socioambientais que ameaçam a sustentabilidade, tanto em escala local quanto global, somente poderão ser solucionados através do envolvimento e da participação da cidadão e da cidadã!

calculadora Viver CO2 Legal é uma plataforma para acolher pessoas em prol de um planeta mais feliz. Ao compensar as emissões do seu dia-a-dia, você faz parte de uma rede que atua para promover a conservação das florestas e da biodiversidade, e o fortalecimento socioeconômico de comunidades tradicionais.

Calculadora Viver CO2 Legal!

Para calcular a sua pegada anual de GEE-Gases de Efeito Estufa, acesse a calculadora e preencha a tabela, registrando as suas médias mensais de consumo. Por exemplo: se nos meses mais frios você consome 300 kwats de energia elétrica e nos meses mais quentes você consome 200 kwats, então registre na tabela o valor mensal de 250 kwats. Isso se aplica, também, para os demais itens como gás de cozinha, combustível etc.

Conheça as suas emissões. Junte-se à rede dos guardiões do clima

A calculadora Viver CO2 Legal foi elaborada com base na ferramenta GHG Protocol Brasil, desenvolvida pela FGV e WRI para inventariar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) das corporações brasileiras. Os fatores de emissão utilizados para calcular as emissões de GEE são baseados em publicações reconhecidas internacionalmente, tais como IPCC (2006, 2010) e DEFRA (2012). Os valores de emissões de GEE são apresentados em quilogramas de dióxido de carbono equivalente (CO2e kg), que engloba a soma das emissões de CO2 + CH4 + N2O (dióxido de carbono, metano e óxido nitroso).

Viver CO2 Legal! Como funciona?

As atividades são desenvolvidas, executadas e monitoradas pelo Movimento Mecenas da Vida junto das famílias de agricultores tradicionais. Os recursos financeiros gerados pela compensação das suas emissões são destinados aos agricultores tradicionais na forma de PSA-Pagamento Por Serviços Ambientais, que possui o valor mensal de R$400,00. Para receber esse benefício, os agricultores assumem os seguintes compromissos socioambientais:

  • Guardiões do ClimaConservar os remanescentes florestais das suas propriedades;
  • Reflorestar suas áreas desmatadas;
  • Adotar práticas agroecológica, de baixo carbono;
  • Não poderão caçar, nem utilizar fogo para limpeza das roças;
  • Deverão matricular seus filhos na escola, e preservá-los do trabalho pesado da roça;
  • Participar das capacitações oferecidas, semanalmente, pela equipe de campo do Mecenas da Vida.

Com isso, os agricultores que viviam em situação de vulnerabilidade social e, através da cultura de subsistência, desmatavam suas áreas de florestas, são transformados em protagonistas da conservação ambiental, assumindo o papel de “Guardiões do Clima”. É a compensação das suas emissões gerando benefícios econômicos para as comunidades tradicionais » que protegem e mantem em pé, cada vez mais, áreas maiores de florestas.