Unesco

Movimento Mecenas da Vida, por meio do programa Turismo CO2 Neutro, foi convidado a participar do projeto da UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization), coordenado pelo IRIS (International Research Institute in Sustainability) da Universidade de Gloucestershire, Inglaterra.

O projeto consiste num mapeamento, identificação e documentação de novas e boas práticas desenvolvidas no mundo, que se reportam a questões de diversidade cultural e educação para o desenvolvimento sustentável, com o intuito de criar um intercâmbio entre essas novas iniciativas e a promoção da criatividade, e das estratégias, que abrange cada programa ou projeto.

IRIS é especializado em educação e desenvolvimento sustentável, e a proposta da UNESCO se encontra dentro das diretrizes, e agenda política, da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014). Para a UNESCO, o projeto Boas Práticas da Cultura Diversidade na Educação para o Desenvolvimento Sustentável, convoca as instituições para:

unesco-1

1) compartilharem suas experiências, com o ideal de fazerem parte de uma rede global para o diálogo entre cultura e sustentabilidade;

2) ajudar a construir uma base de conhecimentos para um campo emergente de prática e pesquisa;

3) inspirar uma política futura de programação, e links, criando uma ponte entre as dimensões culturais, sócio-econômicas e ambientais de aprendizagem.

Neste contexto, o Turismo CO2 Neutro, diante de suas ações de educação ambiental, voltadas ao resgate da auto-estima dos agricultores tradicionais, por meio da recuperação de saberes ancestrais locais, aliado ao ensino de novas técnicas agroflorestais e de gestão ambiental; e de outro lado desta rede solidária, os empreendimentos (empresas/negócios) certificados, que se orientam às práticas de responsabilidades socioambientais, voltadas ao respeito para com a cultura local e ao meio-ambiente global, proporciona uma interessante e intensa plataforma de intercâmbio de saberes, e de responsabilidades, que possibilita o desenvolvimento de práticas adequadas ao uso do solo, recursos hídricos e remanescentes florestais, propiciando a manutenção da biodiversidade regional de nossa Floresta Atlântica, designada Reserva da Biosfera pela UNESCO.

De outra parte, esta indicação se deve ao foco que o Movimento Mecenas da Vida direciona para a educação orientada à democratização da conservação ambiental. Nossa caminhada se encontra em nossos programas, e através deles é muito comum nos encontrarmos ao lado de crianças em seus primeiros passos de vida, ou ao lado daqueles em cujas faces se estampam as dobras de muitos anos de lida no campo. Entre esses caminhantes encontramos amigos, agricultores, esposas, professores (de pré-escola a universitários), estudantes (de pré-escola a universitários), empresários e tantas outras figuras. Também por meio do Turismo CO2 Neutro, ou dos outros programas da instituição – à exemplo do II Estágio Vivência que se encerrou essa semana – é que caminham, ou caminharam conosco, brasileiros de vários estados e visitantes de várias nacionalidades.

Parcerias com instituições consolidadas, e orientadas para essa linha de atuação, vai ao encontro do sonho que iniciamos, à passos pequenos. Agradecemos imensamente a todos os parceiros institucionais: Instituto ArapyauFundação de Amparo a Pesquisa do Estado da BahiaAssociação Mecenas da Vida La Cellera de Ter (Catalunha/Espanha); assim como às universidades: UNICAMP/Campinas, UNESP/Botucatu, UNIFESP/São Paulo, UEFS/Bahia, UESC/Bahia, Universitat de Girona/Catalunha; e a todas as empresas e negócios certificados, de dentro e de fora da APA Costa de Itacaré/Serra Grande. Obrigado por contribuírem para os programas e projetos do Movimento Mecenas da Vida, e por acreditarem em nossas iniciativas, e esperanças comuns, para a construção de um destino turístico sustentável e solidário.

Esta indicação da UNESCO não é nem maior, nem menor, que qualquer outra ação que realizamos neste território, mas ela se incorpora, unicamente, como mais uma responsabilidade que compartilhamos com os nossos parceiros, que acreditam em experiências locais para resoluções globais. Convidamos a todos para refletir sobre aquilo que estamos construindo, juntos, e que colaborará para responder aos desafios nascidos da ação do turismo, em seu processo de globalização.